Mercado de SegurosNotícias

Richards sente a força das mulheres e muda estratégia

A meta da grife, que começou a produzir roupas femininas em 2003, é que dentro de quatro ou cinco anos esse lado do negócio represente 50% das vendas totais.
Atualmente, das 40 lojas próprias da Richard´s apenas 15 penduram roupas femininas em suas araras e a idéia é que toda a rede atenda mulheres. “Nas lojas que possuem roupas para mulheres, esse segmento já representa 45% das vendas”, diz Ricardo Ferreira, presidente e controlador da Richard´s, com 66,5% das ações. O segundo maior acionista é o diretor Frederico Luz, com 28,5% do capital. Os outros 5% estão distribuídos entre três sócios, entre eles a estilista Glória Kalil, responsável pela criação dos modelos femininos.
“Além de ampliar o mix de roupas, que contará também com modelos para noite e trabalho, a Glória desenvolverá uma linha de acessórios”, diz Luz, que está na Richard´s desde a saída de ex-sócios do banco Garantia que ficaram na grife entre 1988 e 1994. A Richard´s foi a primeira grife brasileira a contar com a presença de profissionais do mercado em sua diretoria e, até por isso, é uma das marcas rondadas por fundos de investimentos. Ferreira não comenta as propostas recebidas e diz que seu objetivo atual é gerir marcas.
O primeiro passo nesse sentido foi dado em março deste ano com a compra de 50% da Salinas, grife carioca de moda praia famosa no mercado internacional. Já há uma holding denominada Companhia de Marcas que detém Richard´s e Salinas. “Estamos negociando outras marcas, mas não há nada fechado até o momento”, diz Ferreira. “Nesse nosso projeto de gerenciar marcas, a idéia não é interferir no processo de criação de cada grife e sim ganhar escala e ter sinergia em áreas como logística e contabilidade, por exemplo. Hoje, Richard´s e a Salinas já têm um único diretor financeiro”, diz Luz.
Com 40 lojas próprias e 15 franquias, a Richard´s deve encerrar o ano com um faturamento de R$ 165 milhões, o que representa um aumento de 22% em relação a 2006. O objetivo é manter esse percentual de crescimento nos próximos dois anos. Por conta dessa expansão, Richard´s e Salinas iniciaram recentemente um processo de recrutamento de profissionais. Nas últimas duas semanas, as duas grifes estamparam nos jornais anúncios de página inteira em busca de novos funcionários para diversas áreas.

Fonte: Valor

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?