Serviço de Proteção ao Segurado é nova arma do consumidor contra más seguradoras
O comprador de seguros, inicialmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Piauí e Brasília, contam a partir de outubro com um serviço inédito no país.
Ligado a ANDIF – Associação Nacional de Defesa dos Consumidores do Sistema Financeiro -, o Instituto Brasileiro contra Fraudes de Seguradoras lança o “Serviço de Proteção ao Segurado” – SEGRASA/SEPROSEG, uma espécie de Serasa do Seguro, cadastro que será estendido a todo território nacional.
Na primeira etapa de implantação do sistema, o comprador de qualquer tipo de apólice de seguros, poderá obter o ranking de inadimplência das seguradoras e a informação “com restrição” – ou “sem restrição” a cada uma delas.
O certificado de restrição poderá ser obtido pelo consumidor, gratuitamente, a partir de outubro. E vai fornecer os números de cada seguradora, disponibilizando uma espécie de “histórico” na relação de consumo, assim como as ações civis instauradas pelo Ministério Público. O determinante na avaliação é o comportamento no mercado e os antescedentes de fraudes contra segurados.
Rubens Sanches Proença, presidente do Instituto, através de uma atuação onde sobressai a chamada governança corporativa, montou uma grande estrutura, que envolve 17 escritórios de advocacia, 35 delegados estaduais, nos estados, divididos em regiões, além de conselheiros e diretores ligados a ONGs de Defesa do Consumidor. Todos aptos a prestar auxílio ou receber denúncias.
A iniciativa tem o apoio de vários sindicatos ligados a bancários, oficinas mecânicas, corretoras de seguros, transportadoras e SINDIFUPI. O Instituto é filiado a American Comsumer Association.
O departamento jurídico nacional do Instituto está sob a responsabilidade dos advogados Fernando Quércia e Sandro Medeiros, dos escritórios Fernando Quércia Advogados Associados.
Em São Paulo, o Instituto Contra Fraudes de Seguradoras tem dois endereços; na avenida Paulista e Lidero Badaró.
Proença calcula atualmente um número aproximado de um milhão de ações de cobrança, em curso na Justiça em todo o país, contra empresas de Seguros.
E conclui: “Faltava a outra parte, o contraditório. Antes as informações eram oferecidas apenas por um lado”, finaliza, “vamos valorizar o mercado e ser parceiros das empresas éticas”.
www.lesadosporseguradoras.com.br
Fonte: Segs.com.br