Governo do Rio quer criar Cidade do Seguro
O governo do Estado do Rio de Janeiro aposta pesado nos esforços para manter na região o setor de seguros – um dos poucos ligados ao segmento financeiro que resistiram à migração para São Paulo. O secretário da Fazenda, Joaquim Levy, planeja agora construir a “Cidade do Seguro”. “Isso seria feito por meio de uma Parceria Público Privada, recebemos várias sugestões, com a abertura do resseguro, para que criássemos um centro físico em que as pessoas estivessem unidas, a Cidade do Seguro”, conta o secretário, que disse estar em contato com a Federação Nacional das Empresas de Seguro Privado e de Capitalização (Fenaseg) para tocar o projeto.
O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Júlio Bueno, disse que, por conta dos projetos do setor de petróleo, siderurgia, portos e mineração, haverá grande demanda por seguros patrimoniais e de riscos nesses segmentos.
Segundo Bueno, o Estado está discutindo formas de atração de empresas resseguradoras para o Brasil, em especial para o Rio. “Estamos mobilizando a classe empresarial em torno deste tema”, disse Bueno. Ele contou que tem feito encontros com executivos do setor para tentar debater meios de privilegiar o Rio na hora de as companhias terem que optar por uma resseguradora. “Queremos, por exemplo, que a Petrobras opte por uma empresa resseguradora do Rio na hora de fazer os resseguros de suas plataformas.”
Fonte: Valor