Vale pode se transformar na 2ª mineradora do mundo
RIO DE JANEIRO, 11 de agosto de 2006 – A Companhia Vale do Rio Doce anunciou uma oferta equivalente a R$ 38 bilhões para adquirir 100% da mineradora canadense Inco. Caso o negócio seja concretizado, a empresa brasileira ultrapassará a Anglo American e Rio Tinto e se transformará na segunda maior mineradora do mundo, com valor de US$ 77 bilhões, atrás apenas da BHP Billiton.
A Inco é a segunda maior produtora de níquel do mundo e possui as maiores reservas do minério no planeta, com 7,8 milhões de toneladas. Além disso, representaria a estréia da Vale no Canadá.
“A operação transforma a Vale em um grande player global”, ressalta o diretor executivo de Finanças da Vale, Fábio Barbosa. “Não conheço nenhuma outra operação deste porte na América Latina. Fazemos coisas que seriam impensáveis para uma empresa brasileira há alguns anos”.
O presidente da Vale, Roger Agnelli, frisou que o preço oferecido, de 86 dólares canadenses por ação – equivalente a 19,9 bilhões de dólares canadenses – é justo.
“É um preço cheio”, afirma. Mesmo assim, a Vale terá retorno e os acionistas receberão benefícios com a operação.
A oferta será financiada através de uma linha compromissada de dois anos com quatro bancos: Credit Suisse, UBS, ABN Amro e Santander. A linha prevê juros de Libor (taxa de juros britânica) mais 0,4% no primeiro ano e Libor mais 0,6% no segundo ano. Mas a companhia tentará substituir este financiamento de longo prazo num período de 18 meses depois da conclusão da transação.
(Rafael Rosas – JB Online)
Fonte: Jornal do Brasil