Bom motorista pode ter redução no preço do IPVA
A Assembléia Legislativa de São Paulo começou a analisar um projeto de lei que premia os motoristas bem comportados no trânsito com uma redução no valor do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). De acordo com o deputado José Caldini Crespo (PFL), são previstos descontos de 10% a 20% para os motoristas que não cometeram infrações de trânsito no ano anterior ao pagamento do tributo.
No primeiro ano sem multa, o motorista ganha desconto de 10% e, se repetir a façanha, terá 15% de desconto no ano seguinte. Se chegar a três anos sem infração, tem direito aos 20%, o limite máximo do desconto. O benefício só será dado se o imposto for pago no prazo.
Segundo o deputado, as multas têm um efeito corretivo para os maus motoristas, ?mas os cidadãos corretos quase nunca são estimulados a manter seus bons procedimentos?. Ele considera que o IPVA representa um peso para a economia doméstica de muitas famílias e os donos de veículos irão se esforçar para conseguir o desconto.
O projeto vai contribuir para a segurança social, evitando infrações de trânsito que podem resultar em acidentes com vítimas. Crespo acredita que a perda de receita com os descontos será compensada pela redução na inadimplência.
Fonte: Diário On Line
