Artigos

Ninguém faz nada sozinho”: a importância da liderança feminina na comunicação empresarial

“Se quiser ir rápido, vá sozinho. Se quiser ir longe, vá em grupo”, diz um provérbio africano. Essa frase pode ser relacionada à importância da liderança feminina na comunicação empresarial, pois a diversidade de pensamentos e perspectivas que as mulheres trazem para a mesa criam soluções mais inovadoras e sustentáveis para os desafios corporativos. E esse é um dos motivos pelos quais a presença dessas profissionais nos diversos ambientes de negócios tem sido cada vez mais valorizada. Além da questão da equidade de gênero, ter mulheres em posições de destaque também traz diversos outros benefícios.    

É a comunicação empresarial a responsável por transmitir a imagem da empresa ao público, seja ele interno ou externo. Quando há uma diversidade de gênero na liderança da empresa, há uma maior representatividade e inclusão na forma como a empresa se comunica. Como muitas vezes enfrentam barreiras na carreira, elas podem ter uma visão mais ampla de questões que impactam os negócios como um todo e trazer à tona as diferentes perspectivas de um mesmo tema. Além disso, as mulheres geralmente têm habilidades de comunicação mais desenvolvidas, o que pode ser uma vantagem em termos de relacionamento com os stakeholders.  

Ao ter mulheres em cargos de liderança, a empresa também pode se destacar como uma organização mais inclusiva e diversa. Isso pode ser positivo tanto para a imagem externa da empresa quanto para a retenção de talentos internos. Um estudo da consultoria McKinsey mostrou que empresas com maior diversidade de gênero em cargos de liderança apresentam resultados financeiros melhores. Isso porque a diversidade pode levar a uma maior inovação e criatividade na tomada de decisões, o que pode impactar positivamente os resultados.    

Além disso, a presença do femino não deve ser vista apenas como uma questão de diversidade, mas também como uma questão de competência. As mulheres são tão capazes quanto os homens de liderar e tomar decisões importantes. Se torna importante destacar ainda que a presença delas em cargos de gerência e diretorias não funciona como uma solução mágica para todos os problemas de comunicação empresarial. É preciso haver um trabalho contínuo de conscientização e inclusão para que as mulheres possam ter as mesmas oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional que os homens.   

No JRS, nosso lema é “Ninguém faz nada sozinho”. Frase que era utilizada diariamente pelo nosso fundador, Jota Carvalho, que sempre acreditou na força da união e liderança de mulheres e homens. Nós herdamos e confiamos nesse legado para alcançar cada vez mais o nosso propósito de agregar as pessoas e o mercado de seguros através de uma comunicação especializada. E sabemos que o mercado de seguros, mais inclusivo e diverso, é uma realidade inevitável e benéfica para a cultura do Seguro no Brasil.   

Júlia Senna

Júlia Senna Carvalho é jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com pós-graduação em Gestão e Empreendedorismo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM Sul). É CEO do JRS, onde atua há quatorze anos, apresenta o programa Seguro Sem Mistério no Canal 20 da NET do Rio Grande do Sul e é Diretora de Marketing e Comunicação do Clube de Seguros de Vida e Benefícios do Rio Grande do Sul (CVG RS) e do Clube da Pedrinha do RS.

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?