Mutirão de negociação de dívidas segue até 30 de novembro
O Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF) divulgou, na página da Semana Nacional de Educação Financeira (SENEF), o Mutirão Nacional de Negociação e Orientação Financeira, que está aberto até 30 de novembro.
A ação é realizada desde 2019 pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e bancos associados em parceria com o Banco Central do Brasil, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os Procons de todo o país.
O mutirão é uma oportunidade para o cidadão negociar suas dívidas com as instituições financeiras, limpar seu nome e ter mais tranquilidade o ano todo.
O Mutirão Nacional de Negociação e Orientação Financeira consolidou-se como uma das mais relevantes iniciativas do setor bancário brasileiro para apoiar a recuperação da saúde financeira da população. Em 2024, quase 3,5 milhões de contratos em atraso foram repactuados com bancos e financeiras em condições especiais, beneficiando consumidores de todo o país.
Criado em 2020, o FBEF coordena a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) e promove ações colaborativas para elevar o nível de educação financeira no Brasil. Sua presidência é rotativa e está sendo exercida pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) até junho de 2026.
A ENEF tem foco em iniciativas, projetos e programas realizados pelos integrantes do Fórum, tanto de forma individual quanto por meio de parcerias com instituições públicas, privadas ou do terceiro setor.
Além da Susep, compõem o Fórum:
• Banco Central do Brasil (BCB);
• Comissão de Valores Mobiliários (CVM);
• Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda (STN);
• Ministério da Previdência Social (MPS);
• Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC);• Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senacon);
• Ministério da Educação (MEC).
Fonte: Susep
