500 pessoas se inscrevem em capacitação gratuita de Instituto em favelas do Rio
A violência, o preconceito e a desconfiança desafiam o empreendedorismo nas favelas, assim como falta de informações básicas para gerir um negócio. Mesmo com tantos desafios, o sonho de melhorar de vida está mais vivo do que nunca nas comunidades: cerca de 500 pessoas se inscreveram na nova edição da Trilha da Capacitação do Instituto Acredita.
O Acredita oferece formação gratuita para micro e nano empreendedores em territórios como Chacrinha do Mato Alto, Complexo dos Bancários, Corte 8 e Morro da Formiga.
As vagas seguem abertas para quem se interessar, que pode se inscrever elo site https://bancoacredita.com.br/instituto.
“Lidamos com populações que têm dificuldade de sobreviver e se integrar à comunidade formal. Mesmo quando o impacto inicial é apenas no fortalecimento da autoestima e na criação de redes locais, já representa um avanço. Quando um projeto chega, ele se torna a luz para todos”, afirma o sociólogo Paulo Magalhães, coordenador técnico social do Instituto Acredita.
Segundo ele, o empreendedorismo nas favelas enfrenta desafios ligados ao isolamento social e econômico, mas encontra terreno fértil para transformação. Nestes locais, a chegada da Trilha da Capacitação é vista como uma oportunidade real de crescimento.
Para o sociólogo, a força do projeto está em reconhecer as potências locais e transformá-las em motor de desenvolvimento. “A potencialidade é encontrar receptividade, desejo de mudança e espírito colaborativo. As periferias hoje têm seus próprios intelectuais. Há muito saber sendo produzido. E esse saber precisa ser estudado e apropriado para que ações privadas e do Estado façam projetos mais consistentes e sustentáveis”, ressalta Magalhães.
O Instituto Acredita tem apoio da Light, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. As ações do Instituto Acredita são baseadas em seis pilares: Capacitação, Acompanhamento Profissional, Mentorias, Cidadania Ativa e Bem-estar, Saúde Mental e Cultura.
INCRIÇÕES ABERTAS
As aulas da Trilha do Conhecimento já começaram e ocorrem todas as terças e quintas-feiras, das 19h às 21h, no canal do YouTube do Banco Acredita. No entanto, como elas ficam gravadas, é possível fazer a inscrição, recuperar o conteúdo perdido, tirar dúvidas e mergulhar nessa oportunidade para alavancar o negócio, buscar a autonomia econômica, liberdade financeira e fazer parte de um desenvolvimento local sustentável.
Para participar, basta se inscrever no formulário neste link: https://bancoacredita.com.br/instituto
Fonte: Instituto Acredita
