Mulher

Pesquisa apura impacto da pandemia na vida e no trabalho das mulheres

Cinco anos após a pandemia, a pesquisa “Sem Parar 2: o impacto da pandemia na vida e no trabalho das mulheres 5 anos depois” quer entender como estão atualmente as dinâmicas de trabalho remunerado, doméstico e de cuidados na vida das brasileiras.

A pesquisa é fruto de um fomento do Ministério das Mulheres com a organização social SOF (Sempreviva Organização Feminista) em parceria com a Gênero e Número. Através do edital de chamamento público em 2023, o mapeamento deseja dar continuidade ao levantamento de 2020 que revelou, entre outros dados, que metade das entrevistadas começaram a cuidar de alguém durante a crise sanitária.

Clique aqui para responder a pesquisa: https://form.sof.org.br/index.php/226776?lang=pt-BR

O objetivo da Sem Parar 2 é compreender como essas transformações se consolidaram ou se alteraram no período pós-pandêmico. O levantamento de dados está sendo feito através de um formulário online que ficará disponível até o dia 15 de agosto e busca alcançar mulheres de diversas regiões, idades, raças e contexto socioeconômicos para traçar um cenário diverso e realista da situação atual.

Primeira edição

A pesquisa Sem Parar 1, realizada no ano de 2020, coletou mais de 2.500 respostas de mulheres por todo o país, mostrando como a pandemina impactou o trabalho e a rotina de diversas brasileiras. Algo que se destacou dentre principais dados foi o aumento do trabalho de cuidados: 50% das participantes começaram a cuidar de alguém durante esse período, acumulando responsabilidades que se somaram ao trabalho remunerado e às suas tarefas domésticas.

Os resultados do novo levantamento serão comparados com os dados de 2020, permitindo identificar avanços e desafios persistentes. Os dados da primeira edição da pesquisa podem ser consultados no site da Mulheres da Pandemia.

Fonte: Gov.br

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?