ANS autoriza reajuste para planos individuais antigos
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) implementou reajustes para usuários de planos de saúde individuais contratados antes de 1988. De acordo com matéria do Valor Econômico, foram cerca de 400 mil beneficiários, incluindo clientes da Amil, com aumento de 6,47%, e das seguradoras Bradesco Saúde, SulAmérica e Itauseg, com majoração de 7,16%. Para os demais planos de saúde individuais, o índice foi de 6,06%.
Segundo a ANS, desde 2004 foram criados mecanismos para dar mais transparência e previsibilidade aos reajustes desses contratos antigos, assinados antes da regulamentação do setor em 1998. A iniciativa buscou substituir cláusulas pouco claras ou com critérios excessivos por parâmetros técnicos definidos pela agência.
A ANS permitiu que essas operadoras aplicassem reajustes superiores nos casos em que as carteiras apresentaram inflação médica elevada, acima da média do setor. Esse grupo recebeu reajuste maior justamente porque essas carteiras registraram uma inflação médica muito acima da média. Por isso, a ANS autorizou os percentuais diferenciados.
Fonte: CQCS com informações do Valor Econômico