AMMS promove evento inovador conectando cidades e reunindo mulheres que comandam
A AMMS promoveu, nesta quarta-feira (11 de março), o fórum de debates “Protagonismo e Diversidade – A mulher no mundo corporativo”, primeiro encontro da associação em 2020.
O evento, que conectou três cidades (São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba), contou com as participações de renomadas especialistas e de mulheres que comandam grandes empresas.
As palestras aconteceram na Casa Itaim Vila Bisuti, em São Paulo, com transmissão ao vivo para os auditórios da ENS (Rio de Janeiro) e do Sincor-PR (Curitiba).
CONVÊNIO. Antes da abertura, houve, no Rio de Janeiro, a assinatura de um convênio com a ENS, que garante às associadas da AMMS descontos especiais para participarem de cursos organizados pela Escola.
“A ENS, que é o braço de ensino do mercado de seguros, tem um estudo sobre a participação da mulher que indica a predominância feminina no setor. Entendemos que o protagonismo da mulher é fundamental. Gênero e diversidade são questões relevantes para nós”, afirmou, na ocasião, o diretor de Ensino Superior da ENS, Mário Pinto, que assinou o convênio junto com a diretora Executiva da AMMS, Márcia Ribeiro.
ABERTURA. O evento iniciou com palestra contagiante de Luana Génot, fundadora do Instituto Identidades do Brasil.
Ela levantou a plateia ao pedir que todas e todos gritassem “sim à igualdade racial” e “igualdade racial é a minha causa”. Para a palestrante, é fundamental estabelecer metas e prazos para que mulheres negras ocupem posições de comando nas empresas.
Em seguida, Luana Génot mostrou uma gravação na qual um grupo de crianças, formado por pares de meninos e meninas, era recompensado por determinada ação. Como o “prêmio” dos meninos (um copo cheio de guloseimas) era maior que os das meninas (copo pela metade), todas as crianças reclamaram da discriminação, o que gerou imediata empatia na plateia.
Depois da palestra, falaram mulheres que comandam grandes empresas: Glaucia Smithson, CEO da Allianz Global Corporate & Specialty South America; Cristina Domingues, diretora-presidente & CEO da Starr International Brasil Seguradora, afiliada brasileira da Starr Companies; Maria Eduarda Bomfim, CEO Latin America Re; Carolina Vieira, diretora-presidente no Grupo Markel; Marcele Lemos, presidente da Coface do Brasil; e Erika Medici – CEO da Axa no Brasil.
Houve ainda a apresentação dos projetos “ONU Mulheres” e “Plano Feminino/Plano de Menina”, o qual tem como objetivo levar empoderamento às meninas de comunidades carentes.
A mediação ficou a cargo da vice-presidente da AMMS, Simone Vizani. A debatedora foi a jornalista Solange Guimarães, especializada em seguros.
O fórum teve os seguintes patrocinadores: IRB, Marsh & McLennan Companies, MDS, Sompo Seguros e Tokio Marine (Black); Aon, Bethe B., MAPFRE Re e Swiss Re (Platinum); Austral Re, Bradesco Seguros, CAL – Costa, Albino & Lasalvia Sociedade de Advogados, Chubb, Fairfax Brasil, Liberty Seguros, Lyberty Mutual Re, Matos Filho (Gold) e Porto Seguro; Allianz Global Corporate & Specialty, Alper Consultoria em Seguros, Fator, Lloyd’s, THB, Willis Towers Watson e WTW (Silver); e AFL, Argo Seguros, ASAS, Austral Seguradora, Capsicum RE, Crawford, DR&A Advogados, Matthews Daniel, Newe Seguros, Pottencial Seguradora, Santos Bevilaqua Advogados, Scor, Sedgwick, SomUS, Trans Re e Trench Rossi Watanabe (Bronze).
Contou ainda com o apoio da CNseg e da ENS.
No final do evento, foram sorteados, entre os presentes, bolsas de curso de extensão online da ENS e livros da palestrante Luana Génot.
Fonte: NULL