EconomiaNotícias

IPCA-15 de janeiro é o mais baixo para o mês desde 1994

Segundo o IBGE, o IPCA-15 registrou 0,3% em janeiro, o menor resultado para o mês desde a implementação do Plano Real, em 1994, como informa o Correio Braziliense. Em 12 meses, a taxa acumulada é de 3,77%, abaixo do centro da meta, que é de 4,25%. Apesar disso, os alimentos devem ficar mais caros em 2019 com a falta de chuva em regiões produtoras.

O resultado de janeiro foi possível porque, segundo o levantamento do IBGE, os grupos transporte e vestuário registraram deflação de 0,47% e 0,16%, respectivamente. Em entrevista ao jornal, o chefe da Divisão Econômica da CNC, Fabio Bentes, explicou que a inflação está em uma trajetória controlada. “Excluindo os pregos administrados, e considerando apenas os preços livres, a variação é de 2,4%. Isso é quase metade do índice total”.

O especialista ressalta que, com a pressão mais fraca do dólar, o País deve conviver com inflação baixa nos primeiros meses do ano. Na interpretação dele, quando a recuperação econômica se intensificar, o índice deve aumentar, mas ainda sob controle. “A tendência nos próximos meses é ter essa combinação de demanda fraca e uma pressão menor de preços administrados, afirma Bentes. “No grupo de transporte, por exemplo, a taxa no acumulado de 12 meses é de 3,6%. Ou seja, a menor desde agosto de 2017. Há, portanto, um desmonte desse processo de pressão de custo dos administrados”, avalia.

Fonte: CNC

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?