Juro baixo criou excessos apenas de forma isolada, diz Powell, do Fed
Taxas de juros em níveis baixos ajudaram o Federal Reserve (Fed, o BC americano) a chegar perto de cumprir suas metas de emprego e inflação e ainda não criaram instabilidade nos mercados, afirmou o integrante do Conselho do Fed Jerome Powell.
“As baixas taxas de juros podem levar a uma alavancagem excessiva e preços de ativos amplamente insustentáveis – coisas que olhamos com cuidado e não temos observado neste momento”, disse Powell, em comentários preparados para uma conferência de economistas em Chicago no fim de semana.
Powell, um especialista em finanças do banco central americano e que participa da votação sobre política monetária nas reuniões do Fed, não comentou quando a instituição deve aumentar as taxas de juros ou quantas vezes o fará neste ano. Segundo ele, a política do Fed de manter as taxas próximas de zero por sete anos, até dezembro de 2015, tornaram o sistema financeiro mais estável por ajudarem a economia. Regulações mais duras também tornaram Wall Street mais sólida, avaliou.
Mas os benefícios de baixas taxas de juros também vêm com condições, e o Fed está observando a estabilidade do mercado acionário americano, dos empréstimos corporativos e de outros potenciais pontos fracos.
Até agora, disse ele, as áreas onde há sinais de excesso estão isoladas. “Os preços dos imóveis comerciais estão altos em alguns mercados. E no setor corporativo não financeiro, a alavancagem bruta está elevada se comparada com padrões históricos.”
Fonte: Valor
