NotíciasSaúde

ANS quer uma “nova forma de fazer saúde na saúde suplementar”

Em entrevista à Rádio CNseg, a diretora de Desenvolvimento Setorial da  Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Martha Regina de Oliveira, fala sobre as mudanças necessárias para o setor acompanhar as evoluções da sociedade. ”É preciso descobrir uma nova forma de fazer saúde na saúde suplementar, com muito mais foco no cuidado, porque a gente era um país de jovens, mas estamos envelhecendo. E com esse envelhecimento o cuidar é cada vez mais importante”, afirma.

Ela também destaca que é necessário desenvolver maneira de remuneração dos prestadores de serviço médico-hospitalares. “Hoje, a gente acaba remunerando quem tem menos qualidade e faz mais volume, e não quem faz melhor. A lógica está invertida”, pontuou Martha Oliveira no quadro “Entrevista Especial”.

Ainda nesta semana, os espaços da Rádio CNseg serão dedicados aos balanços anuais das federações associadas à Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg). O presidente da Confederação, Marcio Serôa de Araujo Coriolano, discorre, no quadro “Fala Presidente”, sobre como o setor caminha na contramão de outros segmentos de atividade, neste cenário de crise econômica. “A expectativa é de que, até o fim de dezembro, o setor se encerre com um crescimento em torno de 9%, contra 10,5% em 2015, o que é uma boa notícia. Principalmente considerando que o setor contrasta muito com o desempenho fraco que outros setores de atividade tiveram”, afirma.

Seguindo a mesma linha, no espaço “Conheça os Seguros Gerais”, o presidente da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), João Francisco Borges da Costa, destaca a queda de uma das principais carteiras, o Seguro de Automóveis, e o crescimento de outras como os seguros Rural e Residencial. “Cerca de 45% da arrecadação do mercado da FenSeg vem da carteira de automóveis, que em função da queda da venda de veículos obteve um resultado muito ruim, o que impactou na arrecadação como um todo”, disse João Francisco. No quadro “Por Dentro da Saúde Suplementar”, a presidente da Federação Nacional de Saúde Suplementar, Solange Beatriz Palheiro Mendes, comenta a queda no número de beneficiários. “O reflexo (da crise econômica) na Saúde Suplementar se deu pela perda de 1,5 milhão de beneficiários. Pessoas que perderam seu plano de saúde e tiveram que retornar ao Sistema Único de Saúde (SUS)”, pontua. Também no “Minuto da Capitalização”, o presidente da Federação Nacional de Capitalização, Marco Antonio Barros, fala sobre as dificuldades superadas em 2016. ”Nós conseguimos terminar o ano abaixo das expectativas, mas dentro de uma visão que era razoável pelo contexto, o que nos dá uma perspectiva positiva para 2017”, afirma.

No espaço “Momento da Inovação”, que vai ao ar na quarta-feira, o professor do Instituto de Economia da Unicamp Antonio Marcio Buainain, aborda as inovações tecnológicas na agricultura brasileira. Já na quinta, o “Sustentabilidade” destaca o Aplicativo Agro Field Inspector, primeiro colocado na categoria Processos do Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros, edição 2016.

Diariamente, a Rádio traz, ainda, boletins de serviço, notícias do setor, da economia e da política do país, além da programação musical. A grade completa está disponível em http://radio.cnseg.org.br.

 

Fonte: CNSEG

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?