Empresas discutem Compliance na Prática no Rio de Janeiro
No dia 30 de junho a consultoria ICTS reuniu profissionais no Rio de Janeiro para debater o tema Compliance na Prática. O evento contou com a presença de palestrantes de grandes empresas que atuam no Brasil, proporcionando um espaço para compartilhar ideias e melhores práticas.
Tendo como principal objetivo apresentar, de maneira prática, cases de empresas que largaram na frente na temática de compliance, o evento contou com dois painéis de exposições e debates, mediados por Heloisa Macari e Cassiano Machado, sócios-diretores da ICTS.
Fernanda Jaccoud, gerente executiva regional da ICTS no Rio de Janeiro, fez a abertura das apresentações, com dados do Portal de Compliance da ICTS. Os palestrantes das empresas Andrade Gutierrez, Loreal, Vale e BRMalls apresentaram seus cases e ações implantadas em suas organizações, que visam a proteção dos negócios, mitigação dos riscos e cumprimento da Lei Anticorrupção.
O primeiro painel desenvolveu o tema Sistemas de Compliance e a importância de um programa efetivo nas organizações e teve a participação de Rosmari Capra Sales, diretora de Tributos e Ética, da Loréal, e Eduardo Staino, Compliance Officer, da Andrade Gutierrez.
João Henrique Moraes, diretor de Ouvidoria, da Vale e Bruno Salgado, Compliance Officer, da BR MALLS, apresentaram o segundo painel com a temática Sistema de Compliance, o papel do Canal de Denúncias e ferramentas de controle.
O evento contou com a presença de 77 profissionais, de cerca de 50 empresas de variadas áreas de atuação, o que possibilitou a pluralidade de ideias e questões que alimentaram os debates. Dentre as empresas participantes, houve uma grande presença de representantes do mercado de Óleo & Gás, que devido à grande demanda global por energia, enfrenta grandes oportunidades e desafios.
A ICTS possui escritório no Rio de Janeiro desde 2003, a gerente executiva regional, Fernanda Jaccoud, apresentou dados da ferramenta que avalia o nível de maturidade de compliance das organizações, disponível no Portal de Compliance da ICTS. De acordo com o levantamento realizado entre setembro/2014 e junho/2015, 47% das empresas respondentes não possuem ferramentas para apuração e tratamento de denúncias. Outro dado destacado: 65% das empresas não mapeiam ou dirigem os riscos de exposição à Lei Anticorrupção Brasileira.
Fonte: Segs.com.br