Volatilidade deve durar até meados de setembro
Executivos de bancos centrais na Europa passaram o fim-de-semana reunidos com supervisores e executivos financeiros para avaliar os perigos ainda existentes em torno do arriscado mercado de crédito imobiliário norte-americano para o sistema financeiro. A expectativa maior, ontem, era sobre o rumo que os mercados asiáticos indicariam nesta segunda-feira. E mesmo que as bolsas se mantenham equilibradas analistas esperam longo período de turbulência econômica.
“Nós provavelmente vamos permanecer muito voláteis pelo menos até meados de setembro”, disse Ira Jersey, estrategista de crédito do Credit Suisse nos Estados Unidos.
“Há muitas questões que precisam ser respondidas e nós não vamos obter respostas por pelo menos mais um mês”, disse ele.
Bancos centrais restauraram na sexta-feira certa tranqüilidade após a queda geral das bolsas na quinta-feira. As autoridades monetárias injetaram quantia sem precedentes de US$ 323 bilhões nos mercados, que mostraram uma fuga de ativos por conta de exposições a complexos derivativos de crédito vinculados ao setor de crédito imobiliário de risco dos EUA.
Fonte: Jornal do Commercio
