Virada de Aécio sobre Marina seria inédita, diz diretor do Datafolha
Uma virada de Aécio Neves (PSDB) sobre Marina Silva (PSB) não é descartada, mas seria algo inédito em disputas presidenciais. Para o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, o feito é comparável ao que fez o então candidato do PT Luiz Inácio Lula da Silva em 1989, quando conseguiu uma vaga para o segundo turno ultrapassando o pedetista Leonel Brizola. Mesmo assim, Paulino lembra que os dois já estavam empatados tecnicamente bem antes da última semana, enquanto Aécio e Marina só alcançaram essa condição a poucos dias da ida às urnas.
Seria uma coisa inédita. Não houve um cenário de disputa em final de campanha tão acirrado quanto esse. Talvez o que mais se aproxime seja a disputa entre Lula e Leonel Brizola em 1989, mas eles já vinham empatados desde a metade do horário eleitoral, diz Paulino. Segundo o diretor do Datafolha, embora Marina já tenha perdido votos para Dilma Rousseff (PT), sua sangria atual drena votos diretamente para Aécio.
Naquela eleição, o Datafolha foi o primeiro instituto de pesquisa a identificar a virada de Lula sobre Brizola. Desta vez, a mais recente pesquisa do instituto também já coloca Aécio e Marina em condição de empate técnico, embora outros levantamentos ainda mostrem a ex-senadora na dianteira.
Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br
