Vendas podem dobrar até 2011
O mercado pode dobrar sua fatia no Produto Interno Bruto (PIB), hoje na faixa de 3,2%, até 2011. A afirmação é do diretor-gerente Comercial da Bradesco Auto/RE, Marco Antonio Gonçalves, que considera, no entanto, necessária a união de todos os players do setor para que essa meta seja atingida. “Não podemos continuar trocando posições no ranking e de clientes. É preciso avançar, buscar prêmios e nichos novos”, prega o executivo.
Marco Antonio Gonçalves reconhece que há uma evolução do mercado. Mas diz que existem ainda algumas ressalvas. “Há o caso do seguro de garantia estendida, por exemplo. Até pouco tempo, não era propriamente um seguro. Então, repito, é preciso buscar, de fato, prêmios novos. Lançar ações simples e objetivas para que possamos alcançar aquele objetivo”, sustenta.
O corretor de seguros, para ele, tem papel relevante nesse processo. Não por acaso, a seguradora aposta na aproximação ainda maior com esses parceiros de negócios, que respondem por 100% da produção empresa, além de oferecer treinamento e palestras para troca de experiências. “Estamos realizando um road-show pelo Brasil para apresentarmos a palestra “Novos Desafios para as Vendas de Massificados”. Achamos importante essa troca com os corretores”, destaca Marco Antonio Gonçalves.
NICHOS. Ele enfatiza que os corretores de seguros precisam aproveitar as excelentes oportunidades de negócios que estão surgindo no mercado. Para o diretor da Bradesco Auto/RE, além da questão do bom atendimento, é preciso também vender “mais e melhor”. Segundo ele, há, por exemplo, uma capacidade ociosa mesmo na carteira de veículos, como comprova o fato de as vendas de seguros nessa área não vir acompanhando o ritmo de crescimento da indústria automobilística.
Entre os outros nichos promissores citados pelo executivo estão os seguros residenciais, de condomínio e de riscos diversos para equipamentos, neste caso, aproveitando o boom do agronegócio. “A Bradesco quer ajudar o corretor a diversificar sua carteira de negócios, capacitando o profissional para atuar em diferentes segmentos”, assinala.
Nesse sentido, ele diz que a seguradora está lançando o “Auto Mais Residencial”, produto que possibilita a venda conjunta de seguros para veículo e residência do segurado. Com esse seguro, a Bradesco segue a estratégia de incentivar a diversificação de negócios pelo corretor. Marco Antonio Gonçalves destaca que o produto, para o segurado, proporciona várias vantagens, a começar pelo pagamento em boleto único e em até dez parcelas, além das inúmeras coberturas oferecidas para a residência. Já para o corretor, além da diversificação dos negócios, ele diz que há outros benefícios, como aumento da comissão em até 20% na venda conjunta, em relação à comercialização isolada do seguro de veículos.
A Bradesco Auto/RE obteve faturamento de R$ 1,3 bilhão no primeiro semestre, registrando crescimento de 3,96% em relação à igual período do ano anterior. A seguradora reafirmou a sua condição de favorita dos maiores grupos empresariais do País. Até junho, respondeu pelo seguro do patrimônio de 40 das 100 maiores empresas do Brasil. Sua carteira de negócios atingiu, ao final do semestre, 1,3 milhão de veículos e 830 mil residências segurados.
Fonte: Jornal do Commercio