Veja O Que o Corretor Deve Fazer Para Ter Sucesso no Ramo Auto
Estudo inédito lançado pelo Sincor-SP, o Guia para os Corretores de Seguros traz o resultado de amplo trabalho realizado pelas diversas Comissões Técnicas do sindicato, formadas por corretores de seguros, que apresentaram uma série de sugestões para a categoria.Um dos capítulos principais do estudo traz dicas para o corretor de seguros que quer iniciar no ramo de automóveis. É sugerido, por exemplo, que, quando houver instalação de rastreador prevista na proposta, o corretor faça contato com o segurado dez dias após a contratação para confirmar se a seguradora instalou de fato o aparelho.
Além disso, a comissão orienta o corretor a não abrir mão da assinatura do segurado em proposta e perfil em todos os casos, mesmo em endossos, ainda que esteja utilizando e-mail ou fax.
De acordo com o estudo, em casos de indenização integral, o corretor deve protocolar na seguradora os documentos que constam nas condições contratuais da apólice, mesmo antes da solicitação da companhia, dando assim início à contagem do prazo para indenização, evitando futuros aborrecimentos.
É lembrado ainda que algumas seguradoras negam a indenização se o segurado estiver com a carteira de habilitação vencida ou suspensa e que outras companhias não indenizam se o documento do veículo não estiver em nome do segurado ou for financiado através de leasing, e esta informação não tiver sido assinalada na proposta de seguro.
O estudo recomenda que o corretor conheça as condições gerais e de comercialização de todas as seguradoras com que trabalha, tomando especial cuidado com as exclusões.
É aconselhado também que o corretor tenha em mãos ou gravadas na memória as principais circulares da Susep que regulamentam e normatizam o seguro de automóvel.
Fonte: CQCS