Vale é parceira da Shell em gás
A grande dependência de energia para o desenvolvimento de seu vultoso portfólio de projetos levou a Companhia Vale do Rio Doce a assinar memorando de entendimento com a anglo-holandesa Shell, para a exploração de gás no Brasil e no exterior.
A escassez de energia tem sido um dos principais obstáculos para a expansão de alguns projetos da Vale, em especial no Norte do País. No segmento de produção de alumínio, por exemplo, as dificuldades no suprimento de energia têm forçado a empresa a produzir apenas a alumina. O alumínio tem sido processado em parcerias fechadas no exterior.
O memorando de entendimentos compreende a possibilidade de participação em blocos de exploração na Bacia do Espírito Santo – onde a Shell já atua. Ao mesmo tempo, a Vale informou estar avaliando oportunidades de aquisição de áreas já concedidas para exploração de gás natural e se habilitando para participar da próxima rodada de licitação de áreas para exploração de hidrocarbonetos a ser promovida pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).
“Essa é uma iniciativa que enfatiza o nosso compromisso de longo prazo com o Brasil e fortalece o nosso relacionamento com grandes empresas brasileiras, como a Vale do Rio Doce”, disse o presidente da Shell Brasil, Vasco Dias.
Fonte: Jornal do Commercio