Vale do Rio Doce fará lance pela Ferrovia Norte-Sul em leilão de amanhã
A disputa corresponde ao trecho entre Açailândia, no estado do Maranhão, e Palmas, no estado de Tocantins. O leilão ocorrerá amanhã, dia 3 de outubro, às 10 horas, na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).
A FNS está sendo implantada pela VALEC – Engenharia, Construções e Ferrovias, empresa pública, subordinada ao Ministério dos Transportes e que detém a concessão para sua construção e operação.
O leilão será efetuado na modalidade de envelope fechado, cujo lance mínimo inicial será de R$ 1,478 bilhão. O vencedor do leilão será responsável pela operação, conservação, manutenção, monitoramento, melhoramentos e adequação do trecho durante 30 anos.
A Vale é a operadora da FNS desde 1996, o que envolve 225 quilômetros de linha ferroviária ligando as cidades de Açailândia e Estreito no estado do Maranhão. Em Açailândia a FNS se conecta à Estrada de Ferro Carajás (EFC), da companhia, permitindo o acesso ao porto de Itaqui, em São Luís onde a mineradora possui o terminal marítimo de Ponta da Madeira.
De acordo com a Vale, o projeto permitirá a criação de um novo corredor de carga geral, viabilizando a exportação de grãos, álcool e açúcar produzidos na região Centro-Norte do Brasil e o desenvolvimento portuário do Maranhão.
Fonte: Valor