Vai começar o estudo para concursos? Veja por onde iniciar
Na coluna de vídeo do G1 desta semana, a especialista Lia Salgado responde a perguntas de internautas sobre como começar o estudo para concursos públicos. Lia também fala sobre a proposta que prevê a suspensão de concursos em 2016.
Tribunais de contas
O internauta Carlos Ótimo quer saber em qual grande área estão os concursos para tribunais de contas e quais seriam as disciplinas para o início do estudo básico.
Primeiramente, Lia lembra que os tribunais de contas não devem ser confundidos com os tribunais judiciários. As preparações são muito diferentes.
Os tribunais de contas são: Tribunal de Contas da União, tribunais de contas do estuados e dos municípios de São Paulo e do Rio de Janeiro. Além disso, a Controladoria Geral da União, dos estados e dos municípios realizam concursos para cargos da área. O Ministério do Planejamento (MPOG) e secretarias de planejamento dos estados e similares nos municípios também estão nessa lista.
“Todos esses concursos pertencem à área de planejamento, gestão e controle e a preparação básica é bastante parecida com a da área fiscal, acrescentando-se disciplinas de controle externo e auditoria governamental”, ressalta a especialista.
Assim, o candidato pode desviar e incluir essas disciplinas específicas do edital, participando do concurso com uma preparação de qualidade.
Volta aos estudos
“Quero voltar a estudar para concursos. Penso em começar pelas disciplinas básicas: português, direito consitucional, direito administrativo e talvez informática e raciocínio lógico. Pretendo fazer concursos para tribunais, MPERJ, PGE, que envolvem essas matérias. Tenho 56 anos. Será que nunca é tarde? Devo iniciar por essas matérias?”, questiona a internauta Maria Inês.
“Ela está certíssima. Essas são as matérias básicas para começar na área de tribunais”, afirma a especialista. Os candidatos também podem consultar a coluna com dicas de estudo para tribunais.
Segundo Lia, muitos candidatos ainda estão preocupados com a proposta que prevê a suspensão de concursos federais em 2016. A colunista ressalta que a medida não vai atingir as seleções estaduais e municipais. “É uma coisa temporária, porque em algum momento os concursos vão acontecer.”
Para quem está começando a estudar agora, é a hora de aproveitar o tempo para se preparar e para ter condições de aprovação no futuro.
Fonte: G1