Último dia para informar a contribuição ao PGBL na declaração do IR
Termina nesta segunda-feira (30/4) o prazo para declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). Quem tem um plano de previdência privada modalidade PGBL consegue deduzir as contribuições e aportes feitos ao plano em até 12% da sua renda bruta anual tributável, caso opte pela declaração de Imposto de Renda completa.
Somente esse tipo de aplicação possui incentivo fiscal e possibilita que o cliente obtenha vantagens desse investimento em abril, quando é necessário entregar o IR. É importante esclarecer também que a modalidade PGBL é indicada para uma aplicação dos recursos em longo prazo. Isso porque as taxas em geral diminuem com o tempo, explica a diretora de Vida, Previdência e Investimentos da Porto Seguro, Fernanda Pasquarelli.
Para quem faz a declaração de imposto de renda de forma simplificada ou é isento, a melhor opção de previdência privada é a modalidade VGBL. Embora essa alternativa não seja dedutível do Imposto de Renda, a tributação feita no momento do recebimento do resgate da reserva será apenas sobre o rendimento ao longo do tempo e não sobre o valor total acumulado, como ocorre na modalidade PGBL.
Fonte: CQCS