Tragédia em Petrópolis: banco libera saque do FGTS e seguros
A Caixa aguarda a Defesa Civil local entregar a Declaração das Áreas Afetadas e o Formulário de Informação do Desastre (FIDE) para, então, habilitar o Saque Calamidade do FGTS.
Serão contemplados os moradores identificados pela Defesa Civil e os valores poderão ser retirados até o dia 2 de maio. É preciso, contudo, fazer o pedido pelo aplicativo FGTS, opção Meus Saques.
Ao registrar a solicitação, é necessário identificar uma conta para receber os valores, sem nenhum custo. A parcela é limitada ao valor máximo de R$ 6.220.
Para quem tinha contratos de financiamento habitacional nas regiões atingidas, é possível solicitar a pausa de até 90 dias do prazo.
A instituição também dará suporte aos clientes para acionar o seguro habitacional e os procedimentos para pagamento de indenizações, de forma imediata por meio de documentação simplificada (orçamento e fotos do imóvel).
De acordo com a Caixa, será priorizado a análise e aprovação de indenizações para processos de até R$ 10 mil para que sejam liberados no prazo de dois dias úteis. No caso de contratos de habitação social, técnicos da Caixa vão para prestar o apoio para a adoção de medidas necessárias.
Além de equipes enviadas para o local que atuarão em um caminhão-agência das 8h às 16h, os moradores podem buscar atendimentos nas centrais telefônicas.
Seguro Residencial e Seguro Habitacional: Caixa Seguradora: 0800 702 4000 Digite o CPF, opção 0 e depois a opção 5.
Para sinistros: 0800 722 2492 Caixa Residencial: Serviço de Assistência, com atendimento 24 horas: 0800 722 4926.
Para sinistros: 0800 722 4923
O banco afirma que entrará em contato com os beneficiários que tenham apólices vigentes nas áreas afetadas. Assim como no caso de seguro residencial, será facilitado o acionamento de sinistro.
O caminhão oferece os mesmos serviços de uma agência, tais como: atendimento aos beneficiários do Auxílio Brasil, do Governo Federal; atendimento aos beneficiários do Abono Salarial; pagamento do FGTS; concessão de crédito; auxílio na utilização de aplicativos do banco, como CAIXA Tem e app do FGTS, desbloqueio de cartão e senha de contas, dentre outros.
O início desse serviço, no entanto, depende das condições de deslocamento, já que os acessos à cidade estão parcialmente bloqueados.
Fonte: NULL
