Tokio Marine tem fome de grandes riscos
Ramos de transporte, engenharia e patrimonial são os que mais se desenvolvem, com avanço de 70% nos últimos dois anos.A seguradora de origem japonesa Tokio Marine quer fazer jus ao seu nome nas operações no Brasil. O “marine” se refere a um jargão do setor em inglês que significa transportes, linha de seguros que cobre riscos a que estão expostas mercadorias e outros bens durante o seu transporte por terra, mar ou ar.
Além de transportes, a seguradora também atua em riscos de engenharia e patrimonial. Só neste ano, esses ramos de negócios, chamados de elementares e que envolvem grandes riscos, cresceram 20%. No ano passado o avanço foi de 40%. Ou seja, o bolo cresceu 68% em dois anos.
“Temos grandes projetos em andamento e outros sendo fechados”, contá o diretor-presidente da TokioMarine no Brasil, Akira Harashima, sem dar muitos detalhes, referindo-se a riscos de engenharia. O apetite da seguradora – e de todo o setor – está grande por estes ramos por conta das oportunidades que estão à vista: Copa do Mundo, Olimpíada e ano eleitoral – que estimula a realização de obras.
“A Tokio semostra hoje como um player nesse mercado”, avalia Victor Garibaldi, vicepresidente de ramos elementares da Quorum Corretora de Seguros.
Segundo ele, para ter sucesso em grandes riscos é necessária uma equipe com capacidade técnica, autonomia e capacidade nos contratos de resseguros e foco no segmento emque está crescendo.
Fonte: Brasil Econômico
