Todos precisam ceder pela reforma tributária, diz líder do governo
O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT/CE), falou à GloboNews sobre as discussões para a implementação da reforma tributária proposta pelo governo federal. Segundo ele, tanto o governo federal quanto os governadores precisam entrar em um consenso para que o tema avance e finalmente seja votado. “O governo federal tem que contribuir com o diálogo, atendendo ao contraditório e buscando um consenso. Pelo que os governadores estão colocando, que querem discutir a composição e os critérios de distribuição, o governo federal cede alguma coisa e, em compensação, ganha em outras. Não pode ser a reforma do governo federal e nem a dos governadores. Tem que ser a reforma do Brasil, portanto todos precisam ceder”.
O apelo de Guimarães é para que os envolvidos nessa negociação não desprezem o trabalho feito na Câmara até então. Segundo ele, o grupo de trabalho das reformas já percorreu os estados e conversou com governadores e outras partes da sociedade, mas que ainda há tempo para ajustar as divergências. “Eu defendo que é possível sim construir entendimento até a noite de quinta-feira”, completa.
‘Bagunça tributária’
Segundo o líder do governo na Câmara, é possível votar a reforma tributária ainda nesta semana, mas fez uma crítica a parlamentares que ainda não formaram opinião sobre o assunto. “Se prevalecer o ‘Cada um por si, Deus por todos’, não se vota nada. Não é razoável o país conviver com essa bagunça tributária, com os estados patrocinando guerra fiscal e sem um sistema simplificado de tributos. Precisamos fazer essa reforma e defendo a tese de que mesmo com as limitações que possam ocorrer na votação da Câmara, o Senado corrige. O que não podemos é brecar esse debate aqui na Câmara”, fala Guimarães.
Fonte: NULL