Talebã inicia libertação de reféns sul-coreanos em troca da retirada de militares
Depois de mais de um mês de conturbadas negociações, começou nesta quarta-feira a libertação do grupo de sul-coreanos evangélicos seqüestrados por integrantes do Talebã no Afeganistão. Nas últimas horas, 12 pessoas foram libertadas. Espera-se que os seqüestradores façam o mesmo pelas outras sete que ainda estão cativas.
Ao todo, 23 religiosos foram capturados em 19 de julho. Desde então, os representantes do Talebã executaram dois deles para pressionar as autoridades afegãs pela libertação de rebeldes prisioneiros. Nesta fase, as negociações foram todas fracassadas apesar das constantes ameaças dos seqüestradores. Posteriormente, os Talebãs mostraram mais disposição para avançar nas negociações ao libertar duas mulheres reféns que enfrentavam problemas de saúde.
Em troca da libertação do grupo de religiosos, o governo da Coréia do Sul se comprometeu a retirar até o fim do ano do Afeganistão seus soldados que atuavam junto às forças internacionais. Além disso, o governo deverá proibir os missionários religiosos de viajar para a região.
Fonte: Valor