Susep diz que é preciso ter quem julgue contrato de resseguro
Começou no Rio de Janeiro, o Seminário Internacional de Resseguro – A Arte de Elaborar o Contrato”, promovido em parceria pela Escola Nacional de Seguros e pela Fenaseg. O evento, que prosseguirá até sexta-feira, foi classificado pelo superintendente da Susep, René Garcia, como um momento histórico no mercado brasileiro. Segundo ele, é fundamental discutir o contrato de resseguro e as questões que o antecedem. Além disso, acentuou a relevância de conhecimento prévio por parte de quem irá julgar os contratos: “tem que ter quem julgue. Não adianta ter contrato bem definido se os julgadores não estão bem preparados”, advertiu René Garcia.
Já a diretora da Fenaseg, Maria Elena Bidino, destacou que o mercado brasileiro ainda tem muito a aprender sobre resseguro: não devemos nos retrair ou ter pânico e sim nos empenhar em entender”, frisou.
Cerca de 200 pessoas participam do seminário, que foi aberto na manhã desta quarta-feira pelo diretor executivo da Escola Nacional de Seguros, Renato Campos, e por Maria Elena Bidino e René Garcia.
Durante os três dias de debate serão abordados temais tais como a estruturação do programa de resseguro, cláusulas comuns aos contratos de resseguro, cobertura para obrigações extracontratuais e para excesso ao limite da apólice e documentação contratual, entre outros.
Fonte: CQCS