Artigos

SOU SEGURA lança Cartilha de Melhores Práticas de Equidade de Gênero

Pesquisa da Mckinsey de 2021 aponta que haveria US$ 12 trilhões em PIB mundial adicional se a diferença de gênero fosse reduzida até 2025.

Por que a inclusão e Diversidade trazem resultados?

A resposta vem de pesquisas feitas pela mesma respeitável consultoria Mckinsey que atestam que os benefícios de Inclusão e Diversidade (I&D) são objetivamente claros.   

Estas pesquisas têm demonstrado sistematicamente que gênero e diversidade étnica, inclusão e desempenho caminham sempre juntos.

Segundo o relatório “A diversidade vence: como a inclusão é importante” de maio de 2020 , “nos últimos cinco anos, a probabilidade de diversas empresas ganharem mais do que seus pares do setor cresceu. Assim como as penalidades para empresas que não possuem diversidade”.   

Outro relatório da McKinsey, sobre a América Latina, destaca a forte correlação entre diversidade de gênero e comportamento positivo diretamente relacionado a uma melhor saúde organizacional – que, por sua vez, está associada a um melhor desempenho dos negócios.

No atual cenário de 2022, onde as corporações saem fortalecidas por sua resiliência e criatividade por terem se deparado com crises financeira, organizacional e social geradas pela pandemia de Covid, o foco na equidade de gênero, na diversidade e inclusão não pode sair do radar.  

Por conta deste especial momento, a SOU SEGURA lança sua Cartilha de Melhores Práticas de Equidade de Gênero.

Nesta Cartilha, a SOU SEGURA destaca que a diversidade é boa para os negócios, parte central da estratégia das empresas mais bem-sucedidas do planeta, e que exige o envolvimento de todas as áreas de uma organização.   

Assim, em outras palavras, quanto mais diverso for o ambiente de uma empresa, mais oportunidades para inovação e evolução são criadas.

Contudo, a diversidade não garante a inclusão.   

As empresas precisam fazer um esforço conjunto para garantir igualdade, justiça e abertura para colher todos os benefícios da diversidade.

A Cartilha identifica o status atual da participação feminina no mercado de seguros e aponta os Princípios do Empoderamento das Mulheres (WEPs – Women Empowerment Principles – resultado da colaboração entre o Pacto Global das Nações Unidas e a UN Women, adaptados dos Princípios da Mulher de Calvert) como um caminho seguro a ser trilhado por corporações que buscam a equidade de gênero como uma prioridade a ser conquistada para a obtenção de resultados financeiros e sociais – numa verdadeira prática de ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa).

A Cartilha apresenta ainda um check list de medidas que sua empresa pode começar a implementar agora para garantir sua competitividade num mundo cada vez mais diverso e sustentável.

A SOU SEGURA posiciona-se firmemente para falar de negócios e oferecer soluções, já que construir uma empresa mais diversa é algo processual e gradativo, como todo tipo de processo que leva ao progresso.

Por fim, a SOU SEGURA conclama que mudança, transformação e aprimoramento são investimentos no futuro e que a SOU SEGURA está aqui para lhe ajudar sempre que você precisar.

Conte com a gente!  

1) https://www.mckinsey.com/featured-insights/diversity-and-inclusion

2) https://www.mckinsey.com/featured-insights/diversity-and-inclusion/diversity-wins-how-inclusion-matters  

Liliana Caldeira

Liliana Caldeira é Presidente da Sou Segura, advogada, graduada pela UFRJ, pós-graduada em Direito Empresarial pela FGV/RJ e mestre em Direito Econômico, pela UFRJ, licenciada em Filosofia pela UERJ. É professora da Escola de Negócios e Seguros – ENS da graduação e pós-graduação. Participa ativamente de Associações como a AIDA (Associação Internacional de Direito de Seguros).

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?