Sincor-SP vai premiar matérias que valorizam a atuação do corretor
O Prêmio Sincor-SP de Jornalismo pretende reconhecer as reportagens ou artigos que valorizam o trabalho do corretor de seguros no estado de São Paulo. O lançamento da iniciativa aconteceu hoje (1704), na sede da entidade, com a presença de diversos jornalistas da mídia segmentada de seguros, tanto impressa, quanto online.
A ideia era lançar uma premiação diferenciada das já existentes e estudamos diversos modelos até chegar ao desenho final, comenta o presidente do Sincor-SP, Mario Sergio de Almeida Santos. A atuação do corretor e sua importância para o mercado na orientação dos consumidores está na base da concepção do Prêmio.
A iniciativa terá direção geral da vice-presidente do Sincor-SP, Cássia Maria Del Papa, e a coordenação dos trabalhos será feita pelo corretor e radialista Pedro Barbato Filho, que também é presidente da Câmara dos Corretores de São Paulo (Camaracor-SP).
Houve um debate prévio para definição do nome do Prêmio, de modo que as duas categorias vão homenagear personalidades que fizeram história no Sincor-SP, declara Cassia, enfatizando que a premiação será anual e somente poderão participar jornalistas com MTV ou recém-formados com pelo menos um ano de graduação concluída.
Dessa forma, a Categoria Armando Rebucci (gestão 1934-1937) é destinada aos textos com foco no mercado de seguros, apresentando a atuação do corretor de seguros na venda de produtos ou serviços. Rebucci foi um dos primeiros corretores de seguros a apresentar as vantagens de organizar a categoria em sindicato, em conformidade com o decreto 19.770. Ele participou de grandes conferências, apresentou um projeto de regulamentação de uma escola profissional para corretores de seguros e criou a Revista Securitas, que marcou época como veículo de comunicação do Sindicato.
Já a Categoria José Logullo é direcionada aos textos que narrarem cases, histórias ou situações sobre corretores de seguros ou empresas corretoras de seguros. Logullo foi o presidente que ocupou o cargo por mais tempo. Foram sucessivos mandatos por 35 anos, com apenas uma breve interrupção entre 1962 e 1964. Primeiro líder da categoria a tomar providências concretas para a regulamentação da profissão de corretor de seguros, em sua gestão foi aprovada a Lei 4.594, que proíbe pessoas sem qualificação a intermediar os contratos de seguros.
Por sua vez, o coordenador Pedro Barbato lembrou que o Prêmio terá duas etapas: a seleção geral, cujo resultado será apontado por comitê composto de funcionários e diretores do Sincor-SP qualificados para a tarefa, e a seleção de premiação, grupo independente formado por expoentes da imprensa. Cada uma das categorias reservará R$ 12 mil aos vencedores. As inscrições já estão abertas e se encerram no dia 2 de agosto de 2013, reforça.
Fonte: CQCS