Siderúrgica CSA é multada em R$ 1,8 mi por poluição
A Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA) será multada em R$ 1,8 milhão por causa da poluição provocada por material particulado que se espalhou nos entornos da empresa, em Santa Cruz, na zona oeste do Rio de Janeiro. “Está sendo demonstrado que houve falhas no projeto, que causaram problemas gravíssimos à população”, afirmou.
Segundo Marilene, o problema ocorreu porque a máquina de lingotamento não está tendo capacidade de receber todo o ferro-gusa que sai do alto-forno. Por causa disso, o material é vertido em poços de emergência. A secretária informou ainda que, desde a segunda-feira da semana passada, a CSA reforçou a rede de água que faz a umidificação desse material.
Na última terça-feira, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão vinculado à secretaria, autuou a siderúrgica – parceria da alemã ThyssenKrupp com a Vale – depois que técnicos identificaram que as partículas provinham, principalmente, da operação de basculamento e resfriamento do ferro-gusa, não lingotado, em poços de emergência, após serem produzidos no alto-forno, devido a problemas ocorridos nas máquinas de lingotamento.
Fonte: O Estado de São Paulo