Shows e espetáculos impulsionam setor de serviços
Os shows e espetáculos impulsionaram o setor de serviços em abril, que registrou aumento de 0,3% em comparação ao mês anterior, segundo a PMS (Pesquisa Mensal de Serviços), divulgada nesta quinta-feira (13) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, afirma que o Lollapalooza, em São Paulo, e o Cirque du Soleil, no Rio de Janeiro, foram importantes para o resultado de abril.
“Observamos um aumento nas atividades hoteleiras e de alimentação relativas à realização de grandes espetáculos no período, em especial o Lollapalooza, em São Paulo, e o Cirque du Soleil, no Rio de Janeiro”. Lobo diz que “o festival de música, em especial, se destaca na comparação com abril de 2019”.
Esta categoria teve ganho de 3,6% frente a abril do ano passado, acumulando taxa de 4,3% nos primeiros quatro meses do ano.
Das cinco atividades pesquisadas no mês, três cresceram em abril: serviços de informação e comunicação (0,7%), serviços profissionais, administrativos e complementares (0,2%) e serviços prestados às famílias (0,1%).
Em contrapartida, os transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-0,6%) e os outros serviços (-0,7%) mostraram os resultados negativos desse mês.
De janeiro a abril deste ano, o setor cresceu 0,6%. Nos últimos 12 meses, a taxa foi de 0,4%.
Comparando com abril de 2018, o setor acumula queda de 0,7%, impulsionado pelo ramo de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-5,0%) e serviços profissionais, administrativos e complementares (-0,8%).
Fonte: NULL