Setor de seguros pode se beneficiar com a nova internet
Contratos inteligentes e NFTs Contratos inteligentes é um termo usado para descrever programas armazenados em um blockchain que são executados quando condições predeterminadas são atendidas. Tais condições no contexto da indústria de seguros podem cobrir qualquer coisa que possa desencadear um evento de seguro, como temperatura média ou precipitação em um determinado local durante um determinado período de tempo, um grande furacão, um terremoto e muitos outros.
Para obter a automação do processo de negócios, esses contratos podem ser anexados a documentos usando tokens não fungíveis ou NFTs. Os NFTs são um tipo de ativo digital único e não podem ser substituídos ou trocados por outro ativo do mesmo tipo.
Os NFTs são construídos com base na tecnologia blockchain e costumam ser usados para representar itens exclusivos, como itens colecionáveis, arte digital e outros ativos únicos. Em um contexto empresarial, eles precisam ser considerados como um formato de arquivo contêiner, que contém um documento incorporado que também pode transportar a lógica de negócios como metadados.
Esses metadados podem conter informações descritivas simples ou podem conter um processo de negócios: desde uma simples assinatura e verificação de documentos até uma sequência complexa de várias etapas que exige a entrada de várias partes e aciona pagamentos automatizados.
O setor de seguros pode se beneficiar do uso de contratos inteligentes, armazenamento descentralizado e NFTs de várias maneiras que permitirão ao setor reinventar totalmente sua cadeia de valor, além de aumentar as receitas.
Governança de dados automatizada e conformidade
O uso de armazenamento descentralizado pode tornar mais fácil para as seguradoras armazenar e gerenciar com segurança grandes quantidades de dados de clientes, como informações de apólices, sinistros e outros documentos importantes. Isso poderia ajudar a melhorar a eficiência geral e a confiabilidade do setor, pois tornaria mais fácil para as seguradoras rastrear e gerenciar suas apólices, além de facilitar o acesso e a verificação das informações de suas próprias apólices pelos clientes.
Além disso, o uso de NFTs pode ajudar a aumentar a segurança geral e a confiabilidade do setor de seguros, pois dificultaria a perda ou adulteração de informações de apólices e outros dados importantes.
A governança de dados e a conformidade são essenciais para garantir que os dados confidenciais sejam tratados e armazenados com segurança e de acordo com as leis e regulamentações relevantes.
Os contratos inteligentes podem aplicar automaticamente as regras e políticas que regem o uso e o armazenamento de dados por exemplo, conceder acesso automaticamente apenas a usuários autorizados ou excluir dados automaticamente após um determinado período.
Mecanismos de controle de acesso, como criptografia de ponta a ponta em combinação com sistemas de gerenciamento de chave de criptografia descentralizada (DKMS), também podem ser usados para garantir que apenas usuários autorizados possam acessar os dados.
Automação de processos de negócios
No contexto da indústria de seguros, o uso de NFTs poderia permitir que as seguradoras criassem ativos digitais únicos e verificáveis que representam apólices de seguro e outros documentos importantes que incorporam etapas do processo de negócios nos próprios documentos. Isso pode tornar mais fácil para as seguradoras rastrear e gerenciar suas apólices, processar solicitações e sinistros, em que várias etapas do processo de negócios podem ser executadas sem intervenção humana.
Há tentativas de construir uma plataforma de seguro aberta conectando aplicativos centralizados usando interfaces de programação de aplicativos ou APIs.
Embora o uso de APIs para interconectividade seja um avanço em relação aos sistemas segregados, uma plataforma verdadeiramente aberta precisa ser descentralizada e só pode ser alcançada usando a tecnologia blockchain.
Chamamos de futuro, onde complexos processos de negócios descentralizados são montados a partir de blocos de construção representados por documentos que carregam sua própria lógica de negócios, gerenciamento de processos de negócios orientados a objetos. seguro paramétrico Em tal sistema aberto, provedores de informações, tomadores de risco podem cooperar em um ambiente verdadeiramente aberto que cria eficiências, automatiza processos, reduz custos e permite o florescimento do seguro paramétrico.
O conceito básico das soluções paramétricas é bastante simples: cobre a probabilidade de ocorrência de um evento predefinido (por exemplo, um grande furacão ou terremoto), pagando automaticamente de acordo com um esquema predefinido, em vez de um longo processo de regularização de sinistros.
Provedores de dados externos para tais gatilhos (por exemplo, dados sobre atrasos de voos, inundações e muitos outros) já existem e no contexto da Web3 são chamados de oráculos de dados.
Embora a inovação relacionada à Web3 possa ameaçar os modelos de negócios existentes, ela oferece oportunidades significativas para líderes com visão e sabedoria para entender que as empresas que obtiveram sucesso no longo prazo são aquelas que compreenderam a natureza do processo de destruição criativa e a necessidade de abraçar proativamente o tecnologias que representam a maior ameaça ao seu modelo de negócios atual antes que seus concorrentes o façam.
O uso de contratos inteligentes e armazenamento descentralizado de dados são as duas áreas que podem oferecer o maior escopo para ganhos de eficiência e inovação empresarial no momento.
Fonte: NULL