Seminário da Fenaseg aponta principais problemas dos consumidores
SÃO PAULO – Durante o seminário “Ouvidoria no Mercado Segurador – Transparência na Relação com Clientes”, realizado pela Fenaseg (Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização) no último dia 25 de maio, o relacionamento das seguradoras com o cliente foi questionado e os principais erros foram apontados.
Problemas no atendimento
A jornalista Ângela Crespo expôs que, em 2005, 4% das cartas recebidas pelo Jornal da Tarde eram relacionadas a problemas com seguro, incluindo saúde. Na maioria das cartas, os leitores mencionaram ter procurado o SAC das empresas sem obter solução para o problema.
“O leitor elegeu a imprensa para se pronunciar porque não conseguiu uma solução para o seu problema nos serviços de atendimento ao consumidor”, alertou a jornalista. Outro ponto importante ressaltado por Angela Crespo foi em relação ao atendimento feito por parte de alguns corretores de seguros, o que acaba gerando reclamação na imprensa.
Reclamações da Susep
Já a repórter Denise Bueno, da Gazeta Mercantil, disse que, apesar do setor ter grandes problemas, eles são resolvidos. Segundo Denise, a maior parte das reclamações é da Susep (Superintendência dos Seguros Privados), “por tentar resolver tudo de uma vez”.
Por fim, o jornalista Fernando Torres, do DCI, considerou que as seguradoras avançaram expressivamente na questão de ouvidoria, mas que este canal de comunicação precisa ser mais divulgado.
De acordo com Torres, no período 2003 a 2005, as reclamações no Procon referentes à capitalização ficaram na frente por conta da venda casada ou informações incorretas no momento da venda.
Fonte: InfoMoney