Semana terá divulgação do PIB no 1º trimestre
A semana será pautada pela divulgação do PIB do primeiro trimestre. A expectativa é de que o resultado terá impacto nas ações do governo para reativar a economia e pode ter desdobramentos sobre a agenda no Congresso.
As estimativas do mercado para o crescimento da economia neste ano seguem uma trajetória de queda por mais de três meses, e na semana passada a previsão era de que o PIB de 2019 fosse de 1,24%.
Os dados do IBC-Br, levantamento do Banco Central que tenta antecipar o cálculo do IBGE, indicaram um recuo de 0,68% no primeiro trimestre deste ano.
Se os dados do IBGE, que serão divulgados na quinta-feira, revelarem um recuo igual ou superior ao previsto pelo BC, é possível ainda que o PIB do último trimestre do ano passado (calculado em 0,1%) seja revisto para baixo.
Se esse contexto se confirmar, o país estaria tecnicamente em recessão.
Um resultado negativo terá impacto no campo político. Do lado do governo, cresceria a pressão sobre a equipe econômica para apresentar medidas que tirem o país da estagnação.
No Congresso, aumentariam as cobranças para a aprovação rápida de uma reforma da Previdência sem tanta desidratação.
Se a economia confirmar os prognósticos de recuo, o mercado também deve refazer seus cálculos para o ano e podem ser aguardadas oscilações na bolsa e no câmbio.
Fonte: NULL