Mercado de Seguros

Semana Nacional de Educação Financeira abre agenda para cadastro de iniciativas

A Superintendência de Seguros Privados (Susep), enquanto Presidente do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), disponibilizou o acesso à agenda da 12ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), para que as entidades inscrevam suas iniciativas.

A Semana ENEF ocorrerá este ano entre os dias 12 e 18 de maio e terá como tema central “Educação Financeira para Crianças e Jovens: Preparando a Sociedade para Escolhas Conscientes”. 

Organizada pelo FBEF, a Semana ENEF representa um esforço coletivo pela educação financeira, securitária, previdenciária e fiscal. A iniciativa conta com a participação de instituições públicas, privadas e da comunidade escolar, com o objetivo de compartilhar conhecimentos, estimular atitudes e comportamentos e construir, desde cedo, uma base sólida para a tomada de decisões financeiras por parte de todos os brasileiros. 

Para saber mais sobre quais iniciativas podem ser inscritas, como fazer as inscrições ou para conhecer um pouco mais sobre a Semana Nacional de Educação Financeira, acesse o site da Semana Enef.

Sobre a Semana ENEF 

Desde 2014, a Semana ENEF tem se consolidado como um evento nacional de referência na promoção da educação financeira, securitária, previdenciária e fiscal. Reunindo diversas iniciativas gratuitas em todo o Brasil em 2025, seu foco principal será preparar crianças, adolescentes e jovens para um futuro financeiramente mais consciente. 

Durante a semana, poderão ser promovidas atividades voltadas, por exemplo, para: 

Disseminação de conhecimentos básicos de finanças desde a infância; 

Capacitação de educadores para tratar sobre educação financeira; 

Promoção do diálogo sobre educação financeira no âmbito escolar e familiar; 

Estímulo a hábitos financeiros saudáveis e escolhas responsáveis entre os jovens. 

Contudo, o tema da Semana ENEF é apenas uma referência para orientar o desenvolvimento de novas ações, que não impede os participantes de abordarem outros assuntos de seu interesse – criatividade é um componente importante do sucesso dessa iniciativa. O essencial é observar as diretrizes da Estratégia Nacional de Educação Financeira (entre elas, prevalência do interesse público; atuação por meio de informação, formação e orientação; e proibição de oferta de produtos e serviços nas atividades promovidas). 

Sobre o Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF) 

Criado em 2020, o FBEF coordena a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) e promove ações colaborativas para elevar o nível de educação financeira no Brasil. Sua presidência é rotativa e será exercida pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) até junho de 2026. 

A ENEF tem foco em iniciativas, projetos e programas realizados pelos integrantes do Fórum, tanto de forma individual quanto por meio de parcerias com instituições públicas, privadas ou do terceiro setor. 

Além da Susep, compõem o Fórum: 

Banco Central do Brasil (BCB); 

Comissão de Valores Mobiliários (CVM); 

Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda (STN); 

Ministério da Previdência Social (MPS); 

Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC); 

Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senacon); 

Ministério da Educação (MEC).

Fonte: Susep

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?