Seguro pirata: Susep intima e multa várias associações
A Susep vem intensificando, nos últimos dias, as ações de fiscalização de associações que comercializam a chamada proteção veicular. Nesta quinta-feira (25/08), por exemplo, a autarquia publicou, no Diário Oficial da União, várias intimações, além de multas, a empresas do ramo e aos seus dirigentes. Em todos os casos, a Susep comunica que a representação se deve ao fato de associação atuar como seguradora, sem a devida autorização legal. Todas se encontram em local incerto e não sabido.
A Associação de Proteção aos Proprietários de Veículos do Estado de Goiás Aprova/GO, a Aspem Brasil Associação dos Pastores e Ministros do Brasil e a Ampara Vida Amiga (Ampara Sistema de Proteção e Serviços Me) foram multadas em R$ 3 milhões.
Nestes casos, a Guia de Recolhimento da União GRU para o referido pagamento da multa deverá ser retirada na sede da Susep, onde também poderá ser obtida vista e retirada de cópias dos autos. Decorrido o período de 60 dias, contados da data da publicação, sem que tenha sido providenciado o respectivo pagamento, serão os autos do processo em epígrafe enviados a Procuradoria Federal para procedimento de inscrição na Dívida Ativa da União.
Já as entidades intimadas e seus respectivos dirigentes são a Associação Automobilística do Estado de Minas Gerais ASA-MG (Giovanni Souza Gomes); Associação de Proteção de Veículo Automotor Águia Car. (Gustavo Antônio Campos Diniz). Os processos se encontram à disposição das empresas na sede da Susep, no horário das 9h30min às 16h30min.
Fonte: CQCS