Segurança acima de tudo
Com todo esse ritmo de festas de Natal e Ano Novo, várias famílias optam por viajar neste período. Entretanto, é preciso cuidado para deixar a casa em segurança. Para relaxar e curtir o momento sem preocupações, as seguradoras oferecem seguros e sistemas de monitoramento que visam proteger cada vez mais o lar da família.
A Porto Seguro, além de comercializar o seguro residência, que cobre a moradia habitual do segurado e pode ser contratado para casas de veraneio e finais de semana, disponibiliza o sistema de alarmes monitorados. Segundo o diretor de Proteção e Monitoramento da empresa, José Luis Ferreira da Silva, a procura aumenta em período de festas de final de ano.
A comercialização de alarmes monitorados costuma registrar um aumento de 10% a 15% do número de contratações para domicílios residenciais nesta época, explica ele, enfatizando que o volume de residências monitoradas ainda é pequeno. Acreditamos que nem 10% das residências no Brasil sejam monitoradas dentro de um mercado potencial de cinco milhões. Porém, assim como a conscientização sobre o seguro residencial vem se expandindo, é natural também que as pessoas passem a proteger melhor suas casas com sistemas de segurança.
O cliente pode comprar todos os equipamentos necessários e pagar apenas pelo monitoramento mensal. Uma outra opção é o fornecimento pela empresa de equipamentos em comodato, com pagamento mensal pelo serviço. Para quem contratar qualquer um dos dois tipos de alarme, os sistemas oferecidos vão desde os que detectam a movimentação dentro da área abrangida e circuito fechado de televisão, até aqueles que captam a ausência em postos de trabalho ideal para portarias.
Uma outra empresa que se preocupa com a residência dos clientes e aproveita para dar algumas dicas de segurança para o consumidor é a Liberty. Para o diretor de produtos da empresa, Paulo Umeki, a casa não pode aparentar estar desocupada. É importante que, na ausência dos moradores, alguém de confiança da família fique com a chave da casa para recolher a correspondência, cuidar dos animais e abrir as cortinas. Veja algumas dicas de segurança que companhia formulou para tornar as férias mais tranqüilas:
Não comente seu plano de férias com estranhos;
Evite deixar evidências de que a casa está vazia. Se a ausência for prolongada, peça que alguém recolha sua correspondência e abra as portas e janelas. Também peça para cuidarem do jardim.
Luzes apagadas durante o dia. Opte pela instalação de um timer, que acende as luzes somente no período noturno.
Não deixe a chave de sua residência com terceiros, exceto se forem de absoluta confiança.
Fonte: Escola Nacional de Seguros