Seguradoras se juntam ao príncipe Charles para enfrentar mudanças climáticas
O Príncipe de Gales (Charles, filho mais velho da rainha Elizabeth II do Reino Unido) lançou a força tarefa “Seguros da Iniciativa de Mercados Sustentáveis ??(SMI)” durante visita ao Lloyd’s, o mercado de seguro e resseguro líder mundial. A SMI Insurance Task Force, convocada por HRH (Her Royal Highness) e presidida pelo Lloyd’s, é composta por executivos das maiores seguradoras e resseguradoras do mundo. O objetivo é proporcionar uma plataforma influente para o setor avançar coletivamente no progresso mundial em direção a uma resiliência, com carbono zero.
Com uma visão única da crise climática, ao longo de suas muitas décadas de apoio a comunidades, empresas e economias em face de eventos climáticos cada vez mais severos e frequentes, a indústria global de seguros tem um papel crítico a desempenhar. Além de mitigar e gerenciar o impacto desses desastres, o setor continua a fornecer suporte financeiro a vários setores para construir uma maior resiliência climática, apoiando o aumento da escala e da velocidade da transição.
A SMI Insurance Task Force publicou no dia 24 de junho sua declaração de intenções, comprometendo-se a fornecer financiamento positivo para o clima e soluções de gerenciamento de risco para apoiar e encorajar indivíduos e empresas em todo o mundo a acelerar sua transição para um futuro sustentável.
Durante a visita de HRH, o Lloyd’s Lutine Bell tocou duas vezes para marcar o novo e significativo compromisso global da indústria de seguros para impulsionar ações positivas para o clima em ritmo, por meio de uma série de iniciativas importantes. Para clientes empresariais e individuais, essas ações incluem a adaptação e expansão da cobertura para projetos eólicos offshore em resposta ao rápido crescimento e novas tecnologias, juntamente com a implementação de cláusulas de sinistros “reconstruir melhor” nas apólices de seguro residencial para encorajar os clientes a reconstruir de forma sustentável.
A SMI Insurance Task Force também trabalhará com os governos para estabelecer uma estrutura público-privada de resiliência, resposta e recuperação a desastres, que ajudará a proteger as nações em desenvolvimento dos impactos econômicos e sociais em evolução das mudanças climáticas.
Para apoiar o rápido crescimento de projetos verdes e inovação, a SMI Insurance Task Force desenvolverá uma estrutura para ajudar a desbloquear os mais de US$ 30 trilhões em ativos sob gestão, direcionando cada vez mais o capital para investimentos que gerem resultados positivos para o clima em países desenvolvidos e em desenvolvimento.
Sua Alteza Real, o Príncipe de Gales, disse: “A indústria de seguros está excepcionalmente bem posicionada para compreender o impacto da mudança climática e os danos que ela pode causar a todos nós se não agirmos agora. É por isso que estou tão satisfeito que um grande número das seguradoras líderes mundiais se uniram para identificar como a indústria de seguros pode ajudar a colocar a Natureza, as Pessoas e o Planeta no centro de toda a nossa economia. ”
O presidente do Lloyd’s, Bruce Carnegie-Brown, acrescentou: “À medida que o mundo começa a se recuperar de uma pandemia que causou desafios financeiros e sociais significativos e de longo alcance, ele o faz com a oportunidade de reconstruir com a sustentabilidade como base e princípio orientador. Embora a mudança climática represente um risco sistêmico sem precedentes, é aquele que – por meio de parcerias e ações aceleradas – temos os meios para lidar com isso. Como uma força-tarefa, estamos assumindo o compromisso firme de ser um catalisador de ações para ajudar a criar um futuro mais sustentável por meio dos riscos que administramos e do capital que investimos ”.
Grupos que fazem parte da força tarefa:
AIG: Peter Zaffino, presidente e CEO
Allianz: Oliver Bäte, CEO
Amwins: Scott Purviance, CEO
Aon: Greg Case, CEO
Axa: Sean McGovern, CEO AXA XL
Beazley: Adrian Cox, CEO
Direct Line Group: Penny James, CEO
Hiscox: Bronek Masojada, CEO
Howden Group: David Howden, CEO
Legal & General: Nigel Wilson, CEO
Lloyd’s of London: John Neal, CEO
Marsh McLennan: Dan Glaser, presidente e CEO
Munique Re: Joachim Wenning, CEO
Phoenix: Andy Briggs, CEO
Tokio Marine Kiln: Brad Irick, CEO
Fonte: NULL