Seguradora Líder lança o Programa Recomeço
Um novo futuro começa agora. Com esta frase o Programa Recomeço foi lançado, oficialmente, em um evento no Rio Othon Palace, no Rio de Janeiro, na última quinta-feira, 16 de agosto.
Com o atleta paralímpico Fernando Fernandes como mestre de cerimônia, a solenidade apresentou os pilares do Programa, cuja missão é colaborar para a ressocialização e reinserção dos beneficiários do Seguro DPVAT no mercado de trabalho.
O presidente da CNseg, Marcio Coriolano; o Diretor Geral da Escola Nacional de Seguros, Renato Campos; e o Diretor-Presidente da Seguradora Líder, Ismar Tôrres, abriram o evento.
Em seu discurso inicial, o presidente da CNSeg, Marcio Coriolano, destacou a iniciativa da Seguradora Líder na criação do Programa Recomeço. O principal atributo desse evento é mirar o futuro. Criar valor. Criar oportunidades para os beneficiários do seguro DPVAT e para as empresas do mercado. A CNSeg apoia a iniciativa e, como entidade que congrega e representa o setor segurador, não medirá esforços para envolver suas associadas, garantiu.
Renato Campos, Diretor-Geral da Escola Nacional de Seguros (ENS) parceira do Programa Recomeço para a turma-piloto do curso de qualificação de beneficiários no Rio de Janeiro deu continuidade ao evento, destacando que a iniciativa é uma oportunidade da instituição de dar continuidade a programas de formação como o Amigo do Seguro, voltado para a seleção e treinamento de alunos da rede pública de ensino para o mercado de seguros.
Além de valorizar o trabalho desenvolvido pela Escola Nacional de Seguros, o Recomeço valoriza seus alunos, os verdadeiros protagonistas dessa história. Temos o orgulho do trabalho em parceria com a Seguradora Líder para dar suporte a esses alunos e não tenho dúvidas de que o curso, em muito, aumentará a empregabilidade dos profissionais em seu retorno ao mercado, enfatizou.
Os alunos participantes da primeira turma do Programa Recomeço foram apresentados a todo o público na noite de lançamento.
O Diretor-Presidente da Seguradora Líder, Ismar Tôrres, apresentou aos presentes os objetivos institucionais do Programa. Vivemos em um país no qual o trânsito afeta de maneira trágica e permanente milhares de pessoas todos os anos. Na última década, foram cerca de 4 milhões de vítimas indenizadas pelo seguro DPVAT. Destas, mais de 3 milhões passaram a conviver com algum tipo de invalidez, sendo que a maioria tem entre dezoito e trinta e quatro anos. Isso representa uma parte considerável da população economicamente ativa que, muitas vezes, acaba sendo afastada do mercado de trabalho por conta das sequelas. E a Seguradora Líder acredita que o seu papel no amparo às vítimas de acidentes de trânsito não deve estar restrito ao pagamento de indenizações , afirmou.
O Presidente do Sindicato das Seguradoras do Rio Grande do Sul (SindsegRS), Guacir Bueno, falou sobre o legado que está sendo deixado pelo Programa Recomeço ao mercado segurador e contou um pouco de sua história aos presentes. Cadeirante, ele é presidente da Asasepode, associação que busca incluir socialmente pessoas com deficiência no Rio Grande do Sul. Bueno destacou, ainda, o quanto ele sente orgulho de projetos que promovam a inclusão efetiva no mercado.
Vítima de um acidente de trânsito que o deixou paraplégico, Fernando Fernandes enfatizou a importância do Programa Recomeço para a inclusão das pessoas que adquiriram algum tipo de deficiência depois de uma fatalidade no trânsito. Nesses nove anos como cadeirante, nunca fez tanto sentido contar a minha história em um evento como hoje. Para mim, o Programa trabalha a capacidade do indivíduo, possibilitando que ele ocupe cargos pela sua capacidade, não pela mera formalidade de preenchimento de cotas. Precisamos de projetos como esse para nos inserirmos socialmente e mostrarmos que é possível encontrar oportunidade mesmo depois de uma fatalidade, comentou.
Durante o evento, Fernando também apresentou a palestra Motivação e foco para superar limites, em que conta como o esporte o ajudou a recomeçar a sua vida após o acidente de carro que sofreu em 2009 e o deixou paraplégico.
O evento também contou com uma apresentação de Herberth Vital, beneficiário do Seguro DPVAT, que teve sua história contada por vídeo.
Fonte: Sonho Seguro