Roubo de automóvel cresce na Baixada Fluminense e associações de corretores de seguros ped
Desde a implantação da UPP do Complexo do Alemão, em maio de 2012, criminosos da região migraram para a Baixada Fluminense. Com isso, o número de veículos roubados na região teve aumento de 37%, segundo levantamento realizado pela Associação dos Corretores da Baixada Fluminense (ACBF) e do Clube de Corretores de Seguros do Rio de Janeiro (CCS-RJ).
De acordo com o mesmo estudo, a escalada de roubo e furto fez com que o seguro de automóvel na região aumentasse em até 45%, impactando diretamente a venda do produto.
A situação chegou a tal ponto que os presidentes da ACBF, Roberto Cabral, e do CCSRJ, Jayme Torres, bateram à porta da Polícia para reivindicar a criação de um batalhão na área e aumentar o efetivo policial já existente no local.
Nós sentimos os reflexos dessa medida desde a implantação da primeira UPP na capital. Mas com a tomada do Complexo do Alemão, os casos aumentaram drasticamente. Mais veículos são roubados e não há uma marca ou modelo mais visado, o que mostra que o cenário está propício para uma violência generalizada, afirmam Cabral e Torres.
No próximo dia 12 de agosto a Associação dos Corretores de Seguros da Baixada Fluminense (ACBF) e o Clube dos Corretores de Seguros do Rio de Janeiro (CCS-RJ) irão promover um debate da categoria com o Delegado Geral da Baixada, José Fagundes de Rezende. Também participam os delegados José Afonso Mota, da 49ª DP, e Júlio da Silva Filho, da 52ª DP.
O evento é gratuito e tem lotação limitada. Para garantir uma vaga é preciso enviar um e-mail para a ACBF (rcabral@rcabral.com.br), até o dia 08/08. O debate vai das 08h30 às 13h do dia 12, no Restaurante La Dolce Vita. Rodovia Presidente Dutra, sentido SP/Rio.
Com base nos números do Instituto de Segurança Público do Estado do Rio de Janeiro, a Associação dos Corretores de Seguros da Baixada Fluminense (ACBF) e o Clube dos Corretores de Seguros do Rio de Janeiro (CCS-RJ) realizaram um estudo que aponta um aumento significativo do roubo de automóveis nas regiões onde houve migração de criminosos em função da instalação da UPP do Complexo do Alemão.
A UPP do Complexo do Alemão foi criada em maio de 2012. Nesta região houve uma redução do número de roubos de automóveis. Antes da implantação da UPP, em abril de 2012, foram roubados 100 carros contra 81 em maio de 2014.
Fonte: VTN Comunicação