Mercado de SegurosNotícias

Risco de obesidade é o dobro em crianças nascidas por cesárea, diz estudo

De acordo com pesquisadores do Boston Childrens Hospital, em Massachusetts, quando as crianças atingem os três anos, o nível de obesidade é duas vezes maior entre as que nasceram por cesariana.
Notícias relacionadas
Dieta é melhor que exercício para grávidas acima do peso, diz pesquisa
Diabetes pré-gravidez quadruplica risco de problemas em bebês, diz estudo
Gravidez na adolescência é contagiosa entre irmãs, aponta pesquisa
Tópicos relacionados
Saúde
A equipe acredita que a cirurgia possa afetar a flora bacteriana do aparelho digestivo, causando alterações no modo como o alimento é digerido. Segundo os especialistas, haveria diferenças na composição da flora bacteriana do aparelho digestivo adquirida no parto normal e na cesária.
O estudo acompanhou 1.255 mulheres com seus bebês de 1999 a 2002 e foi publicado no Archives of Disease in Childhood.
Os bebês foram medidos e pesados ao nascer e quando atingiram três anos. Cerca de um quarto havia nascido por cesárea e o restante por parto normal.
Os pesquisadores encontraram uma relação entre massa corporal, espessura da pele e a forma como a criança nasceu.
Eles também descobriram que as mulheres que fizeram cesária tendiam a pesar mais que as que tiveram parto normal – uma característica que poderia influenciar a tendência a obesidade em seus bebês.
Segundo Patrick OBrien, porta-voz do Royal College de obstetras e ginecologistas, apesar de os resultados serem interessantes, a amostra do estudo ainda é pequena: “É preciso tentar replicar esses resultados em um grupo maior de mulheres.”

Fonte: bbc.co.uk

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?