Rio sedia o I congresso nacional do carnaval na cidade do samba
Não podia mesmo ser diferente. A abertura do I Congresso Nacional do Carnaval começou na noite desta quinta-feira (30), com um espetáculo carnavalesco, na Cidade do Samba, na Gamboa, na Zona Portuária do Rio de Janeiro. O congresso, promovido pelo Instituto do Carnaval da Universidade Estácio de Sá com o apoio da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), pretende discutir até o próximo domingo (3 de dezembro), aspectos artísticos, culturais, econômicos, políticos e acadêmicos do carnaval.
Além dos debates, a programação do evento inclui ainda oficinas, mesas-redondas, mostra de trabalhos acadêmicos, shows e exposição do Centro de Memória da Liesa.
Cerca de 1.500 pessoas, entre carnavalescos, estudantes, autoridades e professores lotaram as dependências da praça central do complexo de barracões para ver o show “Cidadão Samba”, coreografado pelo dançarino Carlinhos de Jesus, com cenário e figurinos do carnavalesco Milton Cunha. E depois de uma hora de espetáculo, mesmo debaixo de chuva, os convidados e congressistas participaram de um mini-desfile de escola de samba, ao redor da praça central.
A abertura do evento foi marcada pela homenagem prestada pelo Instituto do Carnaval da Universidade Estácio de Sá ao “monstro sagrado do carnaval carioca”, o carnavalesco Joãosinho Trinta. Vítima de uma isquemia no ano passado, Joãosinho deixou o Hospital Sara, em Brasília, onde está internado, especialmente para participar do evento.
“Agradeço a todos a homenagem e aproveito para destacar que, com este congresso, o carnaval começa a ser encarado como coisa séria pelas autoridades. Nesses dias de debates, todos terão uma visão de todo o trabalho que envolve o carnaval carioca”, enfatizou Joãosinho Trinta.
Os debates do I Congresso Nacional do Carnaval começam nesta sexta-feira (1o. de dezembro), no campus da Universidade Estácio de Sá, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio.
Fonte: G1