Rio quer retomar espaço como centro financeiro
O atual secretário de fazenda do estado do Rio, Joaquim Levy, quer resgatar a vocação do estado no setor financeiro. Ontem, Levy aproveitou uma comitiva de empresários e autoridades alemãs do estado de Hesse para reunir, no auditório da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), representantes de bancos, corretoras e seguradoras, além das entidades ligadas ao mercado.
“Queremos articular novamente esses participantes do mercado financeiro e segurador, ainda há muita coisa no Rio e as instituições estão todas aqui”, disse Levy, lembrando que a CVM, o BNDES, a Susep e o Instituto de Resseguros (IRB) ficam no estado.
A atual presidente da Icatu Hartford, Maria Sílvia Bastos Marques, elogiou a iniciativa do secretário e destacou que o atual governo estadual conta com um quadro capaz de fazer uma articulação importante entre os setores público e privado.
Além da executiva, participaram do encontro com os empresários alemães o banqueiro Pedro Henrique Mariani, do BBM; executivos do Banco do Brasil, o diretor de participações da Previ, Renato Chaves e a diretora da CVM, Maria Helena Santana.
Maria Silvia destacou ainda que a abertura do mercado de resseguro traz uma oportunidade ímpar para o Rio, no qual está historicamente estabelecido o IRB e a Superintendência de Seguros Privados (Susep), além de várias seguradoras. “É um setor que tem enorme potencial de crescimento e uma vocação do estado”, observou ela. O secretário de desenvolvimento econômico do Rio, Júlio Bueno, que articula o projeto do pólo de resseguro, também participou do encontro.
A realização de uma reunião dos secretários de estado com investidores externos na CVM é também uma novidade, uma vez que as entidades de mercado pouco se comunicavam com as instâncias governamentais locais. “O mercado de capitais brasileiro é um excelente exemplo a ser mostrado”, disse Levy.
Segundo o secretário, os alemães demonstraram interesse no processo de instalação de empresas médias e pequenas aqui. “A atração de investidores de outros portes também é importante”, concluiu. (CV)
Fonte: Valor