Rio de Janeiro terá primeira frota de táxis especiais do Brasil para transportar cadeirant
A Technobras, empresa nacional coligada ao grupo italiano Media in Progress, foi a empresa escolhida pela Cooperativa de Táxis Especiais do Rio de Janeiro, para transformar os táxis que irão transportar pessoas com deficiência física e idosos que utilizam cadeira de rodas como meio de locomoção na cidade
Caixa de texto: Em todo o Brasil, o transporte público para pessoas com deficiência ainda é muito deficitário. O prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia, atento à esta situação, baixou um decreto, através do qual criou-se a Cooperativa de Táxis Especiais para transportar pessoas com deficiência e idosos que utilizam cadeiras de rodas.
O serviço terá a mesma tarifa dos táxis convencionais e poderá ser acionado por telefone. O veículo escolhido foi o Fiat Doblò, pois o mesmo possui estrutura técnica para este tipo de transformação. O prefeito afirmou também que poderão ser abertos convênios e subsídios para pessoas de baixa renda utilizarem este tipo de serviço.
A transformação feita nesses automóveis pela Technobras, utiliza o que existe de mais moderno e seguro na Europa, continente líder absoluto em acessibilidade e onde se tem os maiores investimentos financeiros e tecnólogicos do segmento.
Segundo Renato Baccarelli, diretor comercial da Technobras, ” a maioria dos estados brasileiros não contempla o transporte para pessoas com deficiência e sequer desenvolve projetos urbanos, como calçadas e vias, que atendam a essa parcela da população, daí a necessidade de campanhas de conscientização na mídia. O portador deve também reclamar seus direitos junto aos órgãos responsáveis, ele tem o direito por Constituição de ´ir e vir´, portanto é obrigação do Estado”, completa o executivo.
O táxi especial, além de transportar o cadeirante com toda segurança e conforto exigidos pelos padrões internacionais e pelo Inmetro, terá também lugar para acompanhante e será guiado por motorista especializado no manuseio dos equipamentos e no auxílio total ao cadeirante.
A previsão de funcionamento do serviço dos táxis especiais está prevista para este mês e já foram entregues os primeiros veículos à Cooperativa de Táxis Especiais do Rio de Janeiro.
Mais informações através do site www.technobras.com.br
Fonte: Segs.com.br
