Mercado de SegurosNotícias

Resseguro e análise de risco financeiro são áreas promissoras

Atuários recém-formados ou que estejam querendo mudar de campo de trabalho devem ficar atentos às áreas de resseguros e análise de risco financeiro, que, segundo especialistas, prometem gerar muitos empregos nos próximos anos.
O mercado de resseguros no Brasil era monopólio do Governo federal até o início deste ano, quando a área começou a ser aberta, gradualmente, para a atuação de outras empresas. O resseguro é o seguro comprado pelas seguradoras. Essas empresas contratam esse serviço, entre outro motivos, para ter uma garantia, caso haja algum problema com seus clientes mais caro do que o estimado.
“Com a quebra do monopólio, empresas multinacionais devem entrar no mercado brasileiro e precisarão de atuários”, afirma a professora Iana Jucá, coordenadora do curso de ciências atuariais da Universidade Federal do Ceará (UFC ).
De acordo com Daniela Rezende Furtado de Mendonça, presidente do Instituto Brasileiro de Atuária (IBA), o mercado deve se expandir porque com muitas empresas fazendo o mesmo serviço, o resseguro pode ficar mais barato e atrair setores que antes não eram segurados.
“As empresas de planos de saúde não tinha resseguro porque não podiam pagar. E elas precisam [pois] arcam com procedimentos muito caros. O uso de uma UTI neonatal, por exemplo, pode quebrar uma empresa”, diz. Segundo Daniela, a demanda por profissionais nessa área deve crescer já nos próximos seis meses.
O IBA também aponta como promissora a área de análise de risco financeiro. “Cabe ao atuário fazer estudo e indicar as melhores ações para o banco investir o dinheiro dos clientes e os seus próprios recursos”, explica Daniela.
Segundo ela, esse campo de trabalho, embora muito desenvolvido no exterior é novo no Brasil e as empresas agora que estão atentando para a importância do atuário nessa área. Daniela estima que haja empregos nesse ramo específico num “futuro próximo”, diz.

Fonte: G1

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?