Mercado de SegurosNotícias

Resseguradora de Buffett chega ao país

Ana Paula Paiva / Valor
Daniel Castillo, membro do conselho da resseguradora: “Vamos contratar mais gente a medida que operações cresçam”
A abertura do mercado brasileiro de resseguro para competição externa despertou o interesse do megainvestidor Warren Buffett. A General Re, resseguradora controlada pelo Berkshire Hathaway, de Buffett, está desembarcando no Brasil.
A Gen Re terá um escritório em São Paulo com, inicialmente, cinco executivos. Vai operar em todos os ramos no país – vida e não-vida. Daniel Castillo, membro do conselho da resseguradora, passou por São Paulo na semana passada para acertar os últimos detalhes. “Temos que estar no Brasil, porque é o maior mercado segurador da América Latina”, afirma Castillo.
Segundo Castilho, no começo, para ver como as coisas vão funcionar no mercado aberto no país depois de 69 anos de monopólio, o plano da resseguradora é montar um escritório pequeno, com cinco executivos. “A medida que as operações cresçam vamos aumentar este número”, diz ele.
Esta é a terceira tentativa da Gen Re de operar no Brasil. A primeira foi em 1958 e a segunda em 1997. Os planos anteriores foram abortados porque o mercado de resseguro acabou não sendo aberto, ficando com o monopólio do IRB-Brasil Re.
Em 1997, a Gen Re chegou a montar um escritório e a contratar executivos no país. Como a abertura do mercado emperrou, fechou a unidade mas levou os executivos para outros escritórios do mundo onde a resseguradora opera. Alguns destes executivos estão voltando agora ao país para iniciar as operações. Carlos Roberto Vairo, que estava nos Estados Unidos, é um deles. O investimento é de US$ 5 milhões, o capital mínimo exigido.
Segundo Castillo, além dos cinco executivos locais, outros dez profissionais vão dar suporte às operações brasileiras, por meio de outros escritórios, incluindo Buenos Aires, Estados Unidos e Europa. O próprio Castillo virá com mais freqüência ao país. Ele mora na Alemanha e é responsável pela Europa Continental, América Latina e África. Castillo está no grupo desde 1993.
A Gen Re vai operar no país na categoria “admitida” (por meio de escritório de representação). Segundo Castilho, desde o início, o conselho do grupo optou por esta categoria. Na Argentina, conta ele, a Gen Re operava como local, mas agora está mudando e vai operar via escritório de representação.
A Gen Re foi criada em 1921. Em 1994, formou uma aliança com a Cologne Re. Em 1998, o Berkshire, de Buffett, comprou 100% da resseguradora, hoje uma das maiores do mundo. A General tem 45 escritórios pelo mundo e 1,9 mil funcionários. É a única resseguradora com o rating “AAA” do mundo.
Além da Gen Re, outras resseguradoras estrangeiras estão desembarcado no país. Esta semana, a espanhola Mapfre Re anuncia sua estratégia. Na semana passada, a Transatlantic Re definiu sua atuação. A Transamérica Re também informou que virá como admitida e terá como diretor Ronald Kaufmann. A Superintendência de Seguros Privados (Susep) estima que cerca de 25 estrangeiras desembarquem no país.

Fonte: Valor

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?