Regulamentação das Aconsegs é debatida no Rio de Janeiro
Reunidos no dia 6 de março, os presidentes das Aconseg-RJ, Olívio Américo, Aconseg-SP, Luiz Gustavo Miranda de Sousa e o presidente da Aconseg-RS, Celso Azevedo, decidiram dar um passo importante rumo à regulamentação das assessorias de seguros junto à Susep.
O encontro dos três líderes foi na CP Assessoria de Seguros, comandada pelo primeiro secretário da Aconseg-RJ, César Paulo. Eles decidiram elaborar um documento, contendo subsídios técnicos e jurídicos para ser encaminhado ao superintendente da Susep, Armando Vergílio, propondo a regulamentação das assessorias junto ao órgão fiscalizador do mercado. O objetivo, explica Olívio Américo, é municiar o superintendente de elementos para que ele possa analisar, a situação das nossas empresas dentro do contexto do mercado de seguros, visando à regulamentação.
O diretor da Aconseg-SP, Ronaldo Freire, também presente ao encontro, ficou encarregado de contatar escritórios de advocacia de alto padrão e experiência na área de seguro para realizar o trabalho, que deverá ser apresentado a Susep o mais breve possível. O superintendente da Susep apóia a nossa regulamentação e as assessorias, afirma Luiz Gustavo de Sousa, presidente da Aconseg-SP.
Além do reconhecido potencial de vendas deste canal pelas seguradoras, o compromisso com os corretores e das oportunidades que estas empresas oferecem para os pequenos e médios corretores, Olívio Américo, acredita que a implantação do Código de Ética conferiu mais credibilidade às assessorias e pode ajudar no processo de reconhecimento dessas empresas.
O presidente da Aconseg-RS, Celso Azevedo, destacou que o encontro das lideranças foi amplamente produtivo e objetivo. As decisões tomadas foram todas, por unanimidade, o que não é surpresa, afinal, os temas tratados são de relevante interesse da nossa categoria, afirmou. Atualmente a Aconseg-RS possui 12 associadas, atende mais de 1.200 corretores e foram responsáveis por um faturamento de R$ 87,8 milhões em 2007.
Na avaliação do presidente da Aconseg-SP, o mais importante do encontro foi o fato de termos começado a nos falar, trocar experiências, visando um trabalho em conjunto e o crescimento dos nossos negócios. O nosso objetivo, daqui por diante, é sempre fazermos um trabalho em conjunto, explicou o dirigente, que lidera 22 assessorias, atendendo cerca de 5 mil corretores, com faturamento de R$ 35 milhões/mês.
Fonte: Revista Cobertura