EconomiaNotícias

Queda do dólar e safra ‘muito forte’ ajudam a conter inflação

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, avaliou que a queda recente do dólar e a expectativa de uma safra “muito forte” neste ano devem ajudar a conter o aumento dos preços dos alimentos.

Mais cedo, por meio da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), o Banco Central afirmou que os preços de alimentos se “elevaram de forma significativa” e concluiu que esse aumento tende a se “propagar” (difundir) no médio prazo, ou seja, para os próximos meses.

A alta dos alimentos, de acordo com a instituição, ocorreu em função de fatores como a estiagem observada ao longo do ano e a elevação de preços de carnes, também afetada pelo ciclo do boi.

“O dólar estava R$ 6,10, e está em R$ 5,80. Isso já ajuda muito, porque essa escapada que deu… Com ação do Banco Central e com a ação do Ministério da Fazenda, essas variáveis macroeconômicas se acomodam em outro patamar e isso, certamente, para favorecer. E eu estou muito confiante de que a safra desse ano, por todos os relatos que eu tenho tido do pessoal do agro, vai ser uma safra muito forte. Isso também vai ajudar”, declarou o ministro Haddad a jornalistas.

Fonte: G1

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?