Produção industrial cai 0,2% em novembro
A produção industrial brasileira caiu 0,2% em novembro, na comparação com outubro, na sexta retração mensal consecutiva, segundo os dados divulgados nesta quinta-feira (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já em relação a novembro de 2020, houve queda de 4,4%.
No ano, a indústria acumula alta de 4,7% até novembro e, em 12 meses, de 5%. Com mais uma queda, a indústria se encontra 4,3% abaixo do patamar de antes da pandemia, de fevereiro de 2020. A média móvel trimestral encerrado em novembro ficou em -0,5%.
O que puxou a queda
A queda de 0,2% em novembro foi acompanhado por pouco menos da metade (12) dos 26 ramos pesquisados, com destaque para os produtos de borracha e de material plástico (-4,8%), que perderam toda a expansão acumulada (3,5%) nos meses de setembro e outubro, e metalurgia (-3,0%), que assinalou a terceira queda consecutiva acumulando perda de 7,7% no período.
Outras contribuições negativas relevantes vieram de produtos de metal (-2,7%), de bebidas (-2,2%), de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-0,6%), de perfumaria, sabões, produtos de limpeza e de higiene pessoal (-4,5%) e de produtos diversos (-4,5%).
Entre as 4 grandes categorias econômicas, apenas a de bens de capital (-3,0%) ficou no negativo em novembro, eliminando o avanço de 1,8% verificado em outubro.
Já as categorias de bens semi-duráveis e intermediários, que respondem por 80% da média da indústria, registraram estabilidade. Já o setor de bens de consumo duráveis teve crescimento de 0,5%.
Fonte: NULL